O empréstimo consignado é uma das modalidades de crédito com as melhores condições do Brasil para os consumidores, especialmente porque os juros são muito mais baixos, facilitando a tomada de crédito e diminuindo significativamente o total pago ao final do parcelamento.
Quer entender os motivos para as taxas de juros do consignado serem mais baixas do que outras modalidades de crédito? É só continuar conosco nesta leitura!
Primeiramente, é importante ressaltar que a taxa de juros do consignado é variável, oscilando conforme a influência da taxa Selic.
Além disso, a taxa pode variar de acordo com quem contrata, já que essa modalidade de empréstimo pode ser feita por beneficiários do INSS, servidores públicos federais, estaduais, municipais, militares e trabalhadores CLT cujo empregador ofereça esse benefício.
Ainda assim, é uma das taxas mais baixas do mercado de crédito em todo o país, tendo ficado entre 1,6% e 2,5% no primeiro semestre de 2024. Para ter ideia, nesse período as taxas eram:
Também é importante ressaltar que, para os beneficiários do INSS, o poder público estabelece um limite de juros para o empréstimo consignado – estando atualmente em 1,76%.
Basta uma breve pesquisa para notar que as taxas de juros do empréstimo consignado são mais baixas do que a maior parte das outras modalidades de crédito, como financiamentos, cheque especial, rotativo do cartão de crédito e outros tipos de empréstimo pessoal.
Isso se deve a um motivo bastante simples: as parcelas do consignado são descontadas diretamente da folha de pagamento de quem o contratou, seja da aposentadoria, pensão, entre outros benefícios do INSS, ou do salário dos militares, funcionários públicos e trabalhadores CLT.
Com isso, o pagamento da dívida é mais garantido e o risco de inadimplência é bem menor para os bancos e instituições financeiras que disponibilizam o crédito.
A lógica é bem objetiva – no mercado financeiro, quanto maior o risco de não pagamento das obrigações por parte do consumidor, maior é taxa de juros, visando proteger quem emprestou o dinheiro, já que o valor pago a mais pelos juros não só ajuda a cobrir as despesas administrativas do banco e a remunerá-lo pelo serviço, como também cobre parte do que não for pago.
Assim, como o consignado oferece a garantia de pagamento por meio do desconto em folha, mesmo que o contratante queira deixar de pagar uma parcela, ela já estará programada para sair do salário ou benefício antes de poder ser sacado pelo beneficiário ou trabalhador.
O desconto em folha de pagamento tranquiliza as instituições financeiras e, apesar de os juros baixos serem o benefício mais valorizado pelas pessoas, isso também traz outras vantagens para quem contrata:
Gostou de saber por que o empréstimo consignado tem juros mais baixos e quais outras vantagens ele oferece?
Aqui, no PB Consignado, você encontra as melhores condições para fazer o seu consignado, com contratação rápida e segura, juros baixíssimos e parcelamento em até 96 vezes.
Para conferir sem compromisso, faça uma simulação agora mesmo em nosso site!