O empréstimo consignado é uma das modalidades de crédito mais vantajosas de todo o Brasil, por conta de suas taxas de juros baixíssimas, muita segurança e longo prazo para pagamento.
Continue a leitura e entenda por que essa é a melhor opção de empréstimo para servidores públicos!
Assim como nos demais tipos de empréstimo tradicionais, no consignado você solicita a uma instituição financeira determinada quantia em dinheiro e faz o pagamento parcelado, com a adição de uma taxa de juros.
A diferença está na consignação, que significa que as parcelas para o pagamento do empréstimo são descontadas direto da folha de pagamento de quem o contratou.
Como o risco de inadimplência é bem pequeno, as instituições financeiras conseguem oferecer ótimas condições: as taxas de juros do consignado são as menores de todo o Brasil.
Ser servidor público no Brasil garante várias vantagens, sendo a estabilidade profissional a mais almejada pela população. No entanto, outro benefício excelente a que os servidores têm acesso é a contratação de empréstimos consignados.
Assim, servidores públicos federais (SIAPE), estaduais e municipais ativos podem contar com essa modalidade de crédito: professores, profissionais da saúde, policiais militares são apenas alguns exemplos dos trabalhadores que têm direito ao consignado para servidores.
Tendo esse acesso, os servidores públicos podem considerar o empréstimo consignado como parte de sua estratégia de reorganização financeira, contando com o dinheiro extra para arcar com despesas sazonais, imprevistos ou até quitar uma dívida mais cara, por exemplo.
O consignado, quando comparado a empréstimos pessoais, cheque especial ou cartões de crédito, sempre sai na frente. Isso porque o governo estabelece um teto de juros bem baixo para essa modalidade de crédito, enquanto, para as outras, as taxas costumam ser assustadoramente altas.
A última alteração no teto de juros para servidores federais, por exemplo, estipulou que o máximo cobrado deveria ser de 1,8% ao mês, o que daria menos de 30% ao ano. Já os juros do rotativo de um cartão de crédito costumam ficar por volta de 300% ao ano – uma grande diferença, concorda?
O primeiro passo é buscar com quais instituições financeiras você tem convênio. Isso pode ser feito consultando diretamente o banco ou financeira de sua preferência ou, ainda, o Portal do Servidor, uma plataforma do governo na qual há diversas informações úteis para todas as modalidades de funcionalismo público.
Em seguida, você deve fazer a simulação do seu consignado. Nesse momento, pode comparar as ofertas de diferentes instituições financeiras e escolher a que melhor se encaixa em suas necessidades.
Além disso, na simulação você tem uma ideia melhor de como será o contrato: quanto pode tomar emprestado, qual o valor das parcelas e em quanto tempo fica confortável quitar seu consignado.
Por fim, tendo gostado da proposta de consignado para servidores, basta passar as informações necessárias – como dados pessoais e tipo de convênio (SIAPE, estadual ou municipal) – e finalizar a contratação.
Outra vantagem do consignado é que, como esse empréstimo tem baixo risco para as instituições financeiras, o processo de averbação costuma ser bastante rápido. É possível até receber o dinheiro no mesmo dia da contratação, se tudo estiver certo com suas informações.
Gostou de descobrir que o consignado é o melhor empréstimo para servidores públicos?
Caso você esteja precisando de um dinheiro extra para colocar as contas em dia ou realizar um sonho, não deixe de considerar o consignado para servidores.
Aqui, no PB Consignado, você encontra ótimas condições para sua contratação, com taxas de juros baixíssimas e possibilidade de pagamento em até 96 meses.
Ficou interessado? Acesse nossa página e faça uma simulação sem compromisso!