Muitos beneficiários do INSS precisam passar por perícia médica para garantir a aprovação ou continuidade do benefício, confirmando seu direito e evitando a suspensão do pagamento.
Entretanto, não é incomum que essas pessoas tenham dificuldades para agendar e passar pela consulta, principalmente em cidades cujas agências do INSS não contam com perito médico fixo no quadro de funcionários.
Pensando nisso, desde abril de 2024, 104 agências do INSS passaram a oferecer a perícia médica por telemedicina para evitar atrasos e prejuízos aos beneficiários, além de ajudar a diminuir as filas do INSS.
Quer entender como funciona a perícia do INSS por telemedicina e descobrir se você pode se beneficiar dela? É só continuar a leitura deste post!
A telemedicina, como o próprio nome indica, utiliza as tecnologias de telecomunicações no campo médico, facilitando o fornecimento de informações e atendimento de saúde aos pacientes, que não precisam estar no mesmo local físico em que o profissional de saúde.
Com essas tecnologias, é possível fazer consultas com médicos e outros profissionais da área por telefone ou videochamada, tornando as consultas mais acessíveis e ágeis.
Portanto, a perícia médica do INSS por telemedicina é justamente esse atendimento remoto oferecido aos beneficiários que precisem passar pela consulta para continuar recebendo seu benefício.
Esse procedimento está disponível em 104 Agências da Previdência Social (APS) que não têm perito médico para atender o público da região, em que o tempo de espera pelo serviço é muito elevado ou o beneficiário precisa se deslocar para ser atendido.
No momento, o serviço de perícia por telemedicina nas agências do INSS está totalmente voltado ao atendimento de requerimentos de Benefícios de Prestação Continuada (BPC-Loas) que estão acumulados.
Entretanto, após equilibrar o número de análises do BPC, muito provavelmente a tecnologia será aproveitada para facilitar o acesso à perícia médica aos demais beneficiários que precisam passar pela consulta periódica.
Atualmente, os benefícios que exigem perícia médica são:
Caso você seja beneficiário de uma das regiões atendidas pela telemedicina, que estão informadas na tabela deste link, essa opção estará disponível para agendamento da perícia nessa modalidade.
Na data agendada, você deverá comparecer na agência indicada e a consulta será realizada no consultório médico do local, entretanto, em vez de o perito estar presente pessoalmente, a consulta será feita por meio de videochamada em plataforma especial conectada em um computador específico para isso na agência.
Caso julgue necessário, o perito poderá recomendar uma consulta com um médico presente, se for preciso observar com mais detalhes o paciente ou fazer algum exame local.
Mas, nos casos mais comuns, a perícia é finalizada ali mesmo, liberando ou não o benefício, esteja ele sendo iniciado ou se tratando da consulta de rotina para dar continuidade ao pagamento.
Viu como a perícia médica do INSS por telemedicina pode facilitar a vida de muitas pessoas que dependem dos benefícios? Esse procedimento é muito importante para que você não tenha o benefício suspenso e continue aproveitando as demais vantagens de ser segurado do INSS.
Beneficiários do BPC, aposentados e pensionistas, por exemplo, têm direito a contratar empréstimos consignados, que são a modalidade de crédito mais barata e segura do Brasil.
Aqui, no PB Consignado, você encontra as melhores condições para fazer o seu consignado, com as menores taxas de juros e podendo pagar em até 84 meses.
Ficou interessado? Então faça já uma simulação gratuita em nosso site.