A aposentadoria é um assunto que demanda muita atenção e cuidado, tendo em vista que é o futuro de milhões de brasileiros: segundo dados do governo federal, em janeiro de 2024, existiam mais de 23 milhões de aposentados no Brasil.
Por isso, é comum que o INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) esteja constantemente revendo as regras para garantir que todos que precisem do benefício tenham acesso a ele – ainda mais depois da Reforma da Previdência, que trouxe muitas mudanças com a implementação das regras de transição.
Sabemos que essas alterações podem trazer muitas dúvidas, por isso, neste post vamos abordar as novas regras da aposentadoria por invalidez. Continue a leitura e acompanhe!
A aposentadoria por invalidez é um benefício que tem como objetivo auxiliar os brasileiros que não podem mais continuar trabalhando, seja por doença ou acidente (inclusive de trabalho).
Ela é diferente do auxílio-doença e do auxílio-acidente porque, para recebê-la, o trabalhador deve ter perdido permanentemente sua capacidade de trabalhar. Nos auxílios-doença e acidente, a expectativa é que, após o afastamento necessário, o trabalhador se recupere e consiga voltar a exercer suas atividades profissionais.
Essa modalidade de aposentadoria oferecida pelo INSS não tem idade mínima para ser concedida, uma vez que o trabalhador pode ser acometido por uma doença ou sofrer acidente que o incapacite a qualquer momento.
Entretanto, ainda são necessários alguns requisitos para que o trabalhador consiga se aposentar por invalidez:
Com o objetivo de tornar o processo mais inclusivo, o INSS alterou as regras da aposentadoria por invalidez, permitindo que mais pessoas se enquadrem nas novas diretrizes – desde que atendam aos critérios que estabelecem a incapacidade permanente. Confira:
Embora não seja fixa e exclusiva, a lista abaixo reúne as principais doenças e deficiências que costumam garantir a aposentadoria por invalidez aos segurados do INSS.
Algumas condições foram adicionadas em relação a anos anteriores, com o intuito de tornar o benefício mais inclusivo. Confira:
Vale ressaltar que não são apenas as condições listadas acima que dão direito à aposentadoria por invalidez. O INSS avalia caso a caso, analisando o grau de incapacidade causado pela doença ou deficiência ao trabalhador.
A solicitação do benefício pode ser feita de maneira 100% digital, basta ter todos seus documentos em mãos: documentos pessoais e laudos, exames, atestados e receitas médicas que comprovem sua incapacidade. Siga o passo a passo:
Você também pode fazer sua solicitação ligando no número 135, a central telefônica do INSS.
Para acompanhar sua solicitação, você pode acessar o Meu INSS ou entrar em contato pela central telefônica.
E aí, gostou de saber que as novas regras da aposentadoria por invalidez estão tornando o processo mais inclusivo? Assim, quem realmente precisa do auxílio tem a garantia de que vai recebê-lo.
Além disso, ser aposentado pelo INSS tem diversas vantagens, e uma das principais é poder contratar um empréstimo consignado. Essa é a modalidade de crédito mais barata do Brasil, o que permite que você possa planejar sua reorganização financeira e ficar sempre no azul!
Ficou interessado? Aqui, no PB Consignado, você encontra opções excelentes de contratação, com taxas de juros baixíssimas, contratação 100% digital, rápida e segura e possibilidade de pagamento em até 84 meses. Faça uma simulação gratuita!