Pagar o INSS de seus funcionários é dever de todas as empresas. Esse valor, pago mensalmente, garante aos trabalhadores todos os direitos previdenciários, como a aposentadoria e o auxílio-doença.
Portanto, caso o INSS não esteja sendo pago, os trabalhadores vão sofrer as consequências, podendo ter dificuldades na hora de solicitar ou mesmo perder o direito aos benefícios da previdência.
Embora seja um encargo obrigatório, infelizmente ainda há empresas que deixam de recolher o INSS de seus funcionários.
Então, o que fazer se o seu empregador não pagar o INSS? Continue conosco nesta leitura e descubra como saber se o seu empregador está recolhendo o INSS e o que fazer caso ele não esteja.
A boa notícia é que, hoje em dia, ficou muito fácil acompanhar se a empresa em que você trabalha está repassando o que deve ao INSS. Basta verificar o seu extrato de contribuições registradas no CNIS (Cadastro Nacional de Informações Sociais).
Você pode fazer a consulta de maneira totalmente virtual, pelo site do Meu INSS ou aplicativo, disponível para Android e iOS.
Para isso, basta seguir o passo a passo:
Pronto! Com o extrato de contribuições em mãos, você terá acesso a todas as contribuições feitas pelas empresas em que trabalhou ao longo da sua vida profissional até o momento.
Caso, após analisar atentamente o seu extrato, você perceba que está faltando alguma contribuição, a primeira coisa a fazer é entrar em contato com o empregador em questão. Isso porque não é incomum que aconteçam erros no sistema da empresa ou do próprio INSS.
Algo bastante comum é haver uma duplicação no seu número de identificação no INSS (NIT/PIS), o que explica a ausência de algumas contribuições, pois elas certamente estarão em um extrato separado, referente ao outro número de identificação.
Nesse caso, você deve solicitar a unificação dos seus cadastros, a fim de que todas as informações sejam acessadas com apenas um número de cadastro.
Esse procedimento pode ser feito diretamente no Meu INSS também, por meio do envio de um requerimento na sessão “Atualizar Cadastro e/ou Benefício”.
Esse procedimento de atualização do cadastro também é indicado caso você, de fato, descubra que seu empregador não recolheu as contribuições referentes ao seu período de trabalho.
Para isso, você deverá reunir toda a documentação que comprove o seu vínculo empregatício com a empresa – para provar que as contribuições deveriam ter sido feitas – e anexar ao requerimento, em que você deve redigir um pedido formal de inclusão das contribuições.
Os documentos mais importantes são:
Caso seja possível, recomendamos que você faça esse requerimento com o auxílio de um advogado previdenciário, pois esse profissional saberá a melhor maneira de requerer a regularização das suas contribuições.
E então, tirou as suas dúvidas sobre como saber se o seu empregador recolheu o seu INSS e o que fazer caso ele não tenha recolhido? Acompanhar de perto as suas contribuições é muito importante, afinal elas garantem os seus direitos previdenciários, como a aposentadoria.
Além disso, os beneficiários do INSS têm direito a contratar empréstimos consignados para dar uma ajudinha em caso de aperto financeiro. Essa modalidade de empréstimo é a mais segura e com as taxas de juros mais baixas do país.
Aqui no PB Consignado você encontra as melhores condições para contratar empréstimos consignados, podendo pagar em até 96 parcelas.
Para conferir, basta desbloquear o seu benefício e, em seguida, fazer uma simulação conosco!