Quando o assunto é empréstimo consignado, é normal ouvirmos falar de Seguro Prestamista. Mas você sabe bem o que é isso? O PB explica! O seguro prestamista nada mais é que uma garantia a mais de que o pagamento do empréstimo será feito.
Vamos imaginar uma situação hipotética: a Dona Maria se planejou para fazer um empréstimo consignado de taxas baixíssimas com uma parcela X. Mas a empresa ou órgão empregador onde ela trabalhava faliu ou suspendeu o pagamento dos benefícios, o que acontece com as parcelas de empréstimo de Dona Maria?
Se a Dona Maria tiver um seguro prestamista, a resposta é simples: a seguradora quita a dívida dela. Em outras palavras, esse tipo de seguro reduz o risco de inadimplência a 0, já que a seguradora garante a quitação do empréstimo. Isso também impede que as instituições financeiras peçam para reaver o empréstimo ou tentem cobrar o valor devido por outros meios.
O Seguro Prestamista funciona como uma espécie de proteção para quem comprou um bem de forma parcelada, já que com a quitação da dívida em questão a instituição financeira fica impedida de pedir a devolução. Ele pode ser contratado nas seguintes condições:
E pode ser acionado nos seguintes casos:
Não! Você pode fazer um empréstimo consignado sem ter que contratar o seguro prestamista, os dois não estão obrigatoriamente vinculados. O único caso em que é obrigatório contratar esse tipo de seguro é a compra de imóveis.
Todas as instituições que oferecem empréstimos consignados e demandam a contratação do seguro prestamista, devem deixar claro esta informação para que o cliente possa tomar a decisão mais adequada para si.
Sim! Como os dois itens não estão obrigatoriamente vinculados, é possível contratar um empréstimo consignado sem ter o seguro. Na verdade, a contratação do consignado é super simples. Se quiser saber mais sobre o assunto, confira nosso artigo sobre como contratar um empréstimo consignado.
Caso você não tenha uma renda fixa ou tenha um emprego instável, o seguro prestamista é uma boa proteção. Esse tipo de seguro é a garantia de que seu bem será adquirido e que você escapará de juros abusivos em casos de desemprego ou acidentes de trabalho, por exemplo.
São várias, todas interligadas: a quitação do débito, a garantia do bem e o risco nulo de inadimplência.
A primeira é a quitação do débito. Em casos emergenciais a seguradora cobre a dívida mesmo se você não tiver o dinheiro necessário para quitar o empréstimo naquele momento. Isso leva à segunda vantagem: a garantia do bem. Como a seguradora quita a dívida (nos casos especificados acima), o bem será adquirido de qualquer maneira e nenhuma instituição poderá pedir a devolução do mesmo.
A terceira vantagem é o risco nulo de inadimplência. O risco de inadimplência no empréstimo consignado é baixíssimo, já que as parcelas são descontadas diretamente da folha de pagamento. Mas como o seguro prestamista quita as dívidas e garante seu bem, essas chances ficam reduzidas a zero.
Agora que você já sabe tudo sobre o seguro prestamista, que tal virar um cliente PB Consignado? Faça sua portabilidade! Com a gente você encontra uma das taxas mais baixas do mercado e ainda aproveita várias outras vantagens do empréstimo consignado.