O Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) é um direito garantido por lei aos trabalhadores brasileiros, para que tenham um apoio financeiro em momentos específicos ao longo da vida.
Esse fundo foi criado para dar suporte às pessoas que ficam desempregadas após serem demitidas sem justa causa. Nessa situação, o trabalhador consegue sacar o valor que tem em seu FGTS para não ficar desamparado até que encontre um novo trabalho.
Hoje em dia, também é possível utilizar o FGTS para financiamentos imobiliários, sacar parte do fundo anualmente com o saque-aniversário e fazer o saque em outras ocasiões específicas.
Por fim, quando um trabalhador se aposenta, pode também sacar o valor integral de seu FGTS. Mas você sabe como isso funciona e como fazer a solicitação do saque FGTS aposentadoria? Para entender todos os detalhes, é só continuar conosco nesta leitura. Vamos lá!
Como funciona o saque FGTS aposentadoria?
Todos os trabalhadores brasileiros que chegam à aposentadoria, independentemente da modalidade, seja por idade, contribuição ou mesmo invalidez, podem sacar o valor total de seu FGTS.
Esse processo pode ser feito assim que a pessoa recebe a concessão do benefício do INSS, possibilitando o saque das contas ativas e inativas do fundo. Ou seja, o trabalhador receberá tanto o valor depositado em seu último emprego quanto nos anteriores, quando houver.
Para saber quanto será a bolada, é possível consultar o saldo e o extrato do FGTS em aplicativos para smartphone, como o próprio app FGTS ou no app da Caixa Econômica Federal.
Uma ótima notícia é que, atualmente, fazer a solicitação do seu saque FGTS aposentadoria está muito mais fácil. Você pode fazer sem sair de casa, diretamente pelo aplicativo FGTS, disponível para Android ou iOS.
Assim que a sua aposentadoria for concedida, basta seguir o passo a passo:
Prontinho! Caso a documentações esteja toda certinha, você deve receber o valor na conta em até 5 dias úteis.
Caso prefira, a solicitação também pode ser feita pessoalmente em uma agência da Caixa Econômica Federal, com os seguintes documentos em mãos:
A ideia do FGTS é ajudar o trabalhador quando fica desempregado sem justa causa. Mas, quando a pessoa se aposenta, é comum ainda haver saldo disponível no fundo, e nada mais justo do que poder sacar o valor integral.
Entretanto, nem todo mundo planeja o que fará com esse dinheiro que é, claro, muito bem-vindo. Como o planejamento é o principal pilar para cuidar bem do seu dinheiro, vale pensar antecipadamente o que pode ser feito com o saque FGTS aposentadoria:
Essas são apenas algumas ideias para usar o seu saque FGTS aposentadoria com inteligência. Você pode analisar mais a fundo suas necessidades e entender como esse dinheiro será mais bem-utilizado.
Sim! Nos dias de hoje, cada vez mais pessoas se aposentam e continuam a trabalhar. Com isso, novos depósitos vão sendo feitos no FGTS do trabalhador e servem ao mesmo propósito de sempre – auxiliá-lo em um momento de necessidade.
Portanto, se você se aposentou, mas continuou trabalhando, terá o mesmo direito que sempre teve ao FGTS, e ainda há situações em que o aposentado pode passar a sacar esse dinheiro mensalmente.
O saque mensal do FGTS após a aposentadoria é possível quando o trabalhador se aposenta e continua trabalhando na mesma empresa em que estava no momento da aposentação. Assim, conforme o empregador vai depositando os 8% do salário do funcionário no fundo, o trabalhador já pode ir recebendo.
Mas atenção! Essa opção não é automática. É preciso fazer uma solicitação diretamente na Caixa ou pelo app FGTS apresentando um comprovante da concessão da aposentadoria juntamente com a carteira de trabalho que comprove que o vínculo empregatício foi mantido.
Já caso o trabalhador mude de emprego após a aposentadoria, o saque só será permitido em caso de demissão sem justa causa, doença grave, saque-aniversário ou quando encerrar o novo vínculo de trabalho, recebendo o valor acumulado no período.
Nos casos em que o aposentado continua trabalhando, ele também tem direito, sim, à multa de 40% do FGTS caso seja demitido sem justa causa. E isso é válido mesmo que o FGTS tenha sido integralmente sacado à época da aposentação.
Isso porque a multa é calculada com base nos depósitos feitos durante o novo período de trabalho – ou seja, é referente aos meses entre a concessão da aposentadoria e a demissão.
O lucro do FGTS é um valor extra depositado anualmente nas contas do fundo para melhorar seu rendimento. E sim, os aposentados também têm direito a sacar esse valor, independentemente de estarem trabalhando ou não.
Entretanto, o lucro só será depositado caso o aposentado tenha saldo na conta vinculada ao fundo no dia 31 de dezembro do ano anterior à distribuição. Por exemplo, se você é aposentado e tinha saldo no FGTS no final de 2024, receberá o lucro do FGTS 2025.
Além do saque aposentadoria, o FGTS oferece aos aposentados diversas formas de acesso ao dinheiro, como o saque-aniversário e a possibilidade de antecipação dessa modalidade.
Essa flexibilidade permite que você transforme parte do seu fundo em recursos disponíveis para realizar planos, reforçar a renda ou até quitar dívidas com inteligência. Entender essas opções é o primeiro passo para usar o FGTS como aliado financeiro mesmo após se aposentar!
Aqui, no PB Consignado, você consegue antecipar até 10 parcelas do seu saque-aniversário de forma rápida e segura, garantindo um dinheiro extra que já é seu por direito.
Ficou interessado? Então acesse a nossa página exclusiva da antecipação do saque-aniversário e conheça todos os detalhes!