O que é o IOF e como ele afeta sua vida financeira?

O que é o IOF e como ele afeta sua vida financeira?

Entender o que é IOF e quando ele é cobrado é importante para quem quer mantes as finanças organizadas e maximizar resultados. Confira os detalhes!
27.8.2024
6 minutos
O que é o IOF e como ele afeta sua vida financeira?

IOF é a sigla para Imposto sobre Operações Financeiras, um imposto cobrado em diversas das transações que fazemos no nosso dia a dia.

No entanto, apesar de ser comumente aplicado, muitas pessoas ainda não sabem o que é IOF, qual a alíquota e como ele impacta as finanças. Continue a leitura e entenda!

O que é IOF?

O IOF é um imposto federal aplicado sobre diversas transações financeiras no Brasil e é pago tanto por pessoas físicas como jurídicas (empresas).

Seu objetivo principal é regular a economia e, assim, transações de crédito, câmbio, seguros, investimentos e relacionadas a títulos e valores imobiliários sofrem a incidência do IOF.

O IOF atua como uma ferramenta para que o governo entenda quanto dinheiro está disponível para empréstimos e investimentos.

Por exemplo: se há muito dinheiro sendo emprestado, uma forma de controlar essa quantia é aumentando a taxa do IOF – assim, os empréstimos ficam mais caros e as pessoas são desestimuladas a fazerem novos contratos, o que ajuda a reduzir a quantidade de dinheiro circulando e, assim, controlar a inflação.

O contrário também pode ser feito, caso o governo entenda que o momento é de estímulo: com a baixa do IOF, os empréstimos ficam mais baratos, o que estimula a tomada de crédito pela população. Com mais dinheiro circulando, a economia se aquece.

Qual a alíquota do IOF?

A alíquota, ou taxa, cobrada pelo IOF depende do tipo da transação realizada. Assim, transações de crédito têm uma alíquota diferente de investimentos, por exemplo.

O decreto nº 6.306, de 14 de dezembro de 2007, regula a cobrança do IOF e determina sobre quais operações ele é aplicado e qual deve ser a base de cálculo das alíquotas.

Nesta tabela, disponibilizada pela Receita Federal, é possível consultar em quais operações há incidência de IOF e a periodicidade.

Preciso mesmo pagar o IOF?

O IOF é pago pela pessoa que realizou operações financeiras sujeitas à tributação.

Por exemplo, no caso dos empréstimos, o tomador do crédito é responsável pelo pagamento do IOF, que em geral é cobrado pela instituição financeira responsável pelo contrato e, em seguida, repassado ao governo.

Já no cartão de crédito, por exemplo, caso você faça uma compra internacional ou utilize o crédito rotativo, o IOF vem discriminado na fatura, que deve ser paga pelo consumidor.

É bastante comum que o IOF seja retido na fonte, isto é, o pagamento do produto ou serviço adquirido seja feito já com o acréscimo do imposto, a fim de facilitar o processo para o consumidor.

Como o IOF impacta minhas finanças?

O IOF não deve ser esquecido no momento da organização financeira, uma vez que ele aumenta o custo efetivo total de transações de crédito como tomadas de empréstimos.

Isso significa que, ao contratar um empréstimo, seja ele pessoal ou consignado, o tomador do crédito deve se atentar a outras informações além da taxa de juros proposta pela instituição financeira.

Outras taxas e impostos fazem crescer a soma do valor total a ser pago pelo valor tomado, e um desses impostos é o IOF.

Em outras transações, o IOF também tem impacto:

  • adiciona um custo extra às viagens internacionais, pois é cobrado sobre operações de câmbio – seja no momento de compra da moeda estrangeira ou na conversão no cartão de crédito;
  • pode reduzir ganhos em investimentos, sobretudo nas aplicações de curto prazo – em geral, o IOF é cobrado caso o valor aplicado seja resgatado em menos de 30 dias;
  • aumenta o valor das apólices de seguros, o que pode afetar o orçamento familiar, caso a pessoa que esteja cotando não se lembre de incluí-lo.

 

Saber o que é IOF permite que você tenha melhor organização financeira e, assim, consiga atingir seus objetivos com mais facilidade. Afinal, o imposto é uma constante no mercado financeiro brasileiro; por isso, entender como ele funciona e quando é aplicado é benéfico para que você maximize seus resultados.

Aqui, no PB Consignado, nos preocupamos com a sua saúde financeira. Por isso, que tal conferir este post sobre educação financeira para a terceira idade? Nele, você encontra informações valiosas e dicas imperdíveis para ficar sempre no azul. Te esperamos lá!

Empréstimo consignado com a segurança de quem é especialista no assunto. Empreste agora.Empréstimo consignado com a segurança de quem é especialista no assunto. Empreste agora.

Notícias sempre fresquinhas

Cadastre seu e-mail e receba notícias, dicas e informações sobre como cuidar melhor do seu dinheiro
Empréstimo consignado com a segurança de quem é especialista no assunto. Empreste agora.