Após um mês inteiro dedicado à saúde da mulher no combate e na prevenção ao câncer de mama com o Outubro Rosa, é chegado o período de divulgar e trazer reflexões sobre a saúde masculina no Novembro Azul.
Esse período de campanhas e ações em prol da saúde dos homens veio na esteira do Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata, relembrado anualmente no dia 17/11, e visa chamar a atenção para a prevenção e o diagnóstico precoce dessa doença que atinge cerca de 70 mil homens a cada três anos apenas no Brasil.
Continue conosco neste artigo e saiba mais detalhes sobre o Novembro Azul e o apoio à saúde masculina contra o câncer de próstata!
A próstata é uma glândula localizada abaixo da bexiga e que envolve a uretra, canal que liga a bexiga ao orifício externo do pênis – assim, o câncer de próstata é um tumor que acomete a região quando as células da próstata se multiplicam de maneira anormal.
O câncer de próstata não costuma apresentar sintomas na fase inicial, por isso, quando os sinais aparecem, cerca de 95% dos casos já estão em fase avançada, o que dificulta a cura, demonstrando a importância do diagnóstico precoce.
Em fase avançada, os sintomas são:
Os fatores de risco são condições que podem aumentar a predisposição de uma pessoa a desenvolver uma doença, e, no caso do câncer de próstata, eles são:
O diagnóstico precoce do câncer de próstata é fundamental para alcançar a cura e deve ser feito periodicamente, mesmo que não haja sintomas, por meio do exame de toque retal em homens a partir dos 45 anos com fatores de risco, ou com 50 anos caso não apresentem esses fatores.
Esse exame permite ao médico verificar se há alterações da glândula, como endurecimento e presença de nódulos. Quando necessário, o médico também pode solicitar o exame de PSA a partir da coleta de uma amostra de sangue do paciente.
Depois do câncer de pele, o de próstata é o mais frequente entre os homens e, segundo o Sistema de Informação sobre Mortalidade (SIM), do Ministério da Saúde, mais de 40 homens morrem todos os dias devido à doença.
Além disso, o INCA (Instituto Nacional de Câncer) estimou mais de 71 mil casos de câncer de próstata em 2023 e divulgou que, em 2022, houve 15.841 óbitos causados pela doença.
O número elevado de mortes se dá especialmente pela falta do diagnóstico precoce e, por isso, o Novembro Azul se tornou uma campanha fundamental no combate ao câncer de próstata.
A campanha também passou a ser um apelo ao cuidado integral da saúde dos homens, já que esse público costuma ser menos disposto a ter uma rotina de cuidados médicos. Assim, além de incentivar a prevenção e o exame periódico de toque retal, esse período é marcado também por relembrar aos homens que façam outros exames rotineiros, como:
Esperamos que você tenha compreendido a importância da prevenção e combate ao câncer de próstata e possa divulgar o Novembro Azul a mais homens, para que saibam o quão fundamental é fazer os exames periódicos.
Aqui, no blog do PB Consignado, você tem acesso a informações essenciais como esta e muitas outras sobre bem-estar, saúde financeira, aposentadoria e muito mais. Continue nos acompanhando e até a próxima!