Nova redução da taxa de juros do consignado

Nova redução da taxa de juros do consignado

Em outubro de 2023, os juros do empréstimo consignado tiveram nova redução, chegando a 1,84% ao mês. Entenda os detalhes da decisão.
6.11.2023
3 minutos
Nova redução da taxa de juros do consignado

Em 6 de outubro de 2023, o Conselho Nacional de Previdência Social (CNPS) aprovou nova redução da taxa de juros dos empréstimos consignados do INSS: de 1,91%, a taxa máxima passou a ser 1,84% ao mês.

Continue a leitura e entenda mais detalhes sobre o assunto!

Por que a taxa do consignado foi reduzida?

Com esta redução, a taxa do consignado já foi alterada quatro vezes em 2023 – a última mudança foi em 17 de agosto, quando a taxa máxima passou de 1,97% para 1,91%.

A nova redução, em outubro de 2023, aconteceu tendo em vista a queda de 0,5 ponto percentual na taxa Selic em setembro. A Selic é a taxa básica de juros da economia e, quando ela é reduzida, a tendência é que as taxas de juros para crédito também diminuam.

A nova taxa vale também para cartão consignado?

A redução da taxa de juros afeta tanto o empréstimo consignado como os cartões de crédito e de benefício. No entanto, a taxa para cada modalidade é diferente:

  • empréstimo consignado: queda de 1,91% para 1,84% ao mês;
  • cartão de crédito e cartão de benefício: queda de 2,83% para 2,73% ao mês.

Assim, a boa notícia também vale para quem tem cartão de crédito ou cartão consignado de benefício.

A nova redução entrou em vigor a partir de 23 de outubro de 2023.

Há possibilidade de nova redução em 2023?

Carlos Lupi, o ministro da Previdência, defende a redução na taxa do consignado a cada redução da taxa Selic.

No entanto, essa proposta não foi totalmente aprovada pelo CNPS, que se preocupa com a oferta do crédito por parte das instituições financeiras – em agosto de 2022, foram concedidos R$ 29,3 bilhões em crédito consignado, enquanto, em agosto de 2023, foram concedidos R$ 21,2 bilhões.

O crédito consignado é a opção mais vantajosa para aposentados e pensionistas, uma vez que o desconto é realizado diretamente do benefício recebido pelo INSS.

Assim, na visão do CNPS, os dados que mostram a diminuição no volume de dinheiro tomado via empréstimo consignado apontariam para uma queda na disponibilização da modalidade por parte de instituições financeiras que não conseguem operar com a taxa tão baixa e, por isso, os aposentados e pensionistas acabam precisando recorrer a um crédito mais caro, endividando-se.

Por outro lado, Milton Cavalo, presidente do Sindnapi (Sindicato Nacional dos Aposentados, Pensionistas e Idosos), aponta que a concessão de crédito consignado a aposentados e pensionistas apresenta risco baixíssimo às instituições financeiras, justamente pelo fato de o desconto ser diretamente em folha.

Dessa forma, Milton alega não ver motivos para uma taxa de juros alta e defende que os juros sejam definidos de modo coerente com o momento de mercado – isto é, se a taxa Selic está em tendência de baixa, que os juros do consignado também sigam essa tendência.

Gostou de saber da nova redução da taxa de juros do empréstimo consignado? Com isso, garantir a realização de seus sonhos ficou ainda mais barato.

Aqui, no PB Consignado, você encontra opções excelentes, com possibilidade de pagamento em até 84 parcelas e contratação 100% digital e segura. Não deixe de conferir: acesse nosso site e faça já uma simulação.

Empréstimo consignado com a segurança de quem é especialista no assunto. Empreste agora.Empréstimo consignado com a segurança de quem é especialista no assunto. Empreste agora.

Notícias sempre fresquinhas

Cadastre seu e-mail e receba notícias, dicas e informações sobre como cuidar melhor do seu dinheiro
Empréstimo consignado com a segurança de quem é especialista no assunto. Empreste agora.