Em 17 de agosto de 2023, foi anunciada nova redução na taxa máxima cobrada em empréstimos consignados. Em março do mesmo ano, outra redução já havia acontecido.
Essa é uma ótima notícia para aposentados e pensionistas do INSS, que se beneficiarão de juros ainda menores para a modalidade de crédito. Continue a leitura e entenda todos os detalhes!
Em março de 2023, a taxa de juros foi reduzida de 2,14% para 1,97%. No entanto, a proposta inicial era de que a redução fosse ainda maior: passando de 2,14% para 1,7%.
Apesar de ter sido aprovada no CNPS (Conselho Nacional da Previdência Social), a taxa de 1,7% para empréstimos consignados não teve consolidação em instrução normativa, uma vez que teve resposta negativa por parte de instituições financeiras, que afirmaram serem incapazes de operar com juros assim tão baixos.
O que foi estabelecido na primeira redução, então, em março de 2023, foi a taxa de 1,97% para empréstimos consignados e 2,89% para cartão de crédito consignado (anteriormente estabelecida em 3,06%).
Com a nova redução, de agosto de 2023, a taxa passa de 1,97% para 1,91% para empréstimos consignados e 2,89% para 2,83% para cartão de crédito.
De acordo com Carlos Lupi, o ministro da Previdência Social, as reduções na taxa do consignado estão acompanhando as reduções na Selic, a taxa básica de juros da economia.
A tendência é que o CNPS continue cortando a taxa do consignado caso o Copom (Comitê de Política Monetária) siga com as diminuições na taxa Selic.
A taxa Selic estar mais baixa, ou seguindo em um caminho de redução, indica um cenário econômico mais favorável, isto é, com a inflação mais controlada e o crédito mais barato, para que o consumo seja estimulado e, assim, a economia se aqueça.
É improvável que os bancos rejeitem essa nova redução, como aconteceu em março de 2023.
Segundo dados do Banco Central, cerca de 83% das instituições financeiras já operam com taxas iguais ou abaixo do novo limite de 1,91%. Assim, é esperado que não haja resistência em relação à nova redução da taxa do consignado.
No entanto, a redução ainda precisa ser publicada no Diário Oficial da União, então, assim que esse processo for concluído, a nova taxa passará a valer como teto.
E aí, gostou da novidade? Essa redução beneficia ainda mais os aposentados e pensionistas do INSS, que pagarão cada vez menos pelo crédito tomado.
Esse é um ótimo momento para solicitar o seu empréstimo consignado, seja para colocar a saúde financeira em dia ou mesmo realizar sonhos.
Aqui, no PB Consignado, oferecemos opções excelentes, com a contratação 100% digital e segura e possibilidade de pagamento em até 84 parcelas. Ficou interessado? Acesse agora mesmo nosso site e faça uma simulação gratuita.