Natação na terceira idade – confira todos os benefícios!

Natação na terceira idade – confira todos os benefícios!

Nadar é um dos melhores exercícios para idosos. Confira neste post os benefícios da natação na terceira idade e ganhe mais saúde e disposição!
14.8.2024
7 minutos
Natação na terceira idade – confira todos os benefícios!

Natação na terceira idade – confira todos os benefícios!

Fazer natação na terceira idade traz inúmeros benefícios para a saúde do corpo e da mente, auxiliando idosos a terem uma melhor qualidade de vida.

Essa prática esportiva tem menos impacto nas articulações, ajuda a melhorar a capacidade cardiorrespiratória e ainda é relaxante e divertida. Por isso, é uma das modalidades mais procuradas na terceira idade.

Continue conosco nesta leitura e conheça todos os benefícios da natação para idosos, além dos cuidados a tomar antes de começar a nadar!

Benefícios da natação na terceira idade

1. Aumenta o condicionamento físico

É natural que o condicionamento físico vá diminuindo ao longo da vida, trazendo maiores dificuldades para desempenhar as tarefas do dia a dia. Na terceira idade isso pode afetar a mobilidade, a força e o equilíbrio significativamente, dificultando até mesmo o simples ato de caminhar e trazendo dores no corpo todo.

Entretanto, quem pratica natação consegue manter e até aumentar o condicionamento físico, pois desenvolve muito a resistência do corpo. Com isso, os idosos passam a ficar mais fortes e menos cansados em seus afazeres cotidianos.

2. Melhora o sistema cardiorrespiratório

Exercícios aeróbicos em geral, como caminhar, correr ou andar de bicicleta, ajudam a desenvolver a capacidade cardiorrespiratória, melhorando a saúde do coração e dos pulmões.

Nesse sentido, a natação para idosos sai na vantagem, pois é uma modalidade aeróbica que tem menor impacto no corpo e que estimula o sistema respiratório de forma diferenciada, já que você precisa treinar para prender a respiração enquanto está embaixo d’água.

3. Protege ossos e articulações

Quando falamos que a natação na terceira idade traz menos impactos ao corpo, isso é devido ao meio em que o esporte é praticado. Isso porque a gravidade diferente e a resistência da água protegem os ossos e articulações.

E, como os idosos costumam ter mais dores e problemas articulares e ósseos, nadar é o esporte perfeito para quem tem problemas no nervo ciático, osteoporose, artrose, entre outros.

Vale dizer que a hidroginástica também é muito indicada para quem tem esse tipo de condição, já que é praticada na água e traz movimentos de ginástica específicos para melhorar o condicionamento.

4. Diminui estresse e ansiedade

Assim como muitas outras atividades físicas, a natação ajuda a combater o estresse, a depressão e a ansiedade – males que têm afetado cada vez mais pessoas na terceira idade, especialmente pela falta de atividades e interação social após a aposentadoria.

Portanto, a natação pode ser uma excelente ferramenta para cuidar da saúde mental do idoso, oferecendo um bem-estar integral que vai muito além do cuidado com os aspectos físicos.

5. Estimula a sociabilização

Como dissemos, o isolamento das pessoas na terceira idade é um dos grandes vilões da saúde mental nessa fase da vida, e também pode fazer as funções cognitivas irem gradualmente piorando.

Mas, ao praticar natação, o idoso passa a ter encontros constantes com professores e colegas na piscina, interagindo com outras pessoas da terceira idade ou mais jovens, o que estimula a sociabilização, e assim a pessoa recebe atenção e descontrai enquanto se exercita.

6. Deixa o cérebro mais afiado

Ainda em relação aos benefícios para a mente, a natação ajuda na manutenção das funções cognitivas, principalmente porque mantém o cérebro ativo, concentrado e bem oxigenado durante a prática.

Por isso, é um ótimo esporte para cuidar da saúde do cérebro, desacelerando processos naturais e degenerativos que afetam memória e outros pontos da cognição, o que ajuda a manter a pessoa saudável e lúcida.

8. Relaxa e diverte

Por fim, não podemos deixar de lado o fato de que a natação é um esporte divertido e dinâmico, que gera um relaxamento intenso após sair da piscina. Afinal, é importante que o idoso faça algo que seja estimulante para manter o hábito.

Quem ama estar na água se beneficia muito das vantagens da natação para a saúde física e mental, aproveitando a propensão às práticas aquáticas. Assim, com alegria e bem-estar, a pessoa na terceira idade tem uma qualidade de vida muito melhor.

Cuidados para começar a natação na terceira idade

Embora seja uma atividade de menor impacto nos ossos e articulações, a natação, como qualquer outro tipo de exercício, exige cautela antes de começar a praticar.

Confira os principais cuidados:

  • faça um cehck-up antes de começar a nadar;
  • obedeça quaisquer recomendações médicas específicas;
  • procure fazer um alongamento antes de entrar na piscina;
  • não ultrapasse seus limites;
  • tome um bom banho após a aula, para tirar o cloro;
  • seque bem o corpo para evitar micoses;
  • use um chinelo antiderrapante no entorno da piscina;
  • tenha uma boa alimentação antes e depois das aulas.

 

Viu como a natação na terceira idade pode ser uma grande aliada da saúde física e mental do idoso? Esperamos que você se inspire nesses benefícios e comece a praticar!

Aqui, no PB Consignado, você sempre encontra as melhores dicas de bem-estar para ter uma boa qualidade de vida. Que tal saber também os benefícios da musculação para idosos? Nos vemos lá!

Empréstimo consignado com a segurança de quem é especialista no assunto. Empreste agora.Empréstimo consignado com a segurança de quem é especialista no assunto. Empreste agora.

Notícias sempre fresquinhas

Cadastre seu e-mail e receba notícias, dicas e informações sobre como cuidar melhor do seu dinheiro
Empréstimo consignado com a segurança de quem é especialista no assunto. Empreste agora.