Mutirão de renegociação de dívidas em julho de 2023 

Mutirão de renegociação de dívidas em julho de 2023 

Começa em julho de 2023 a série de mutirões de renegociação de dívidas propostas pelo governo federal. Saiba tudo neste post!
12.7.2023
4 minutos
Mutirão de renegociação de dívidas em julho de 2023 

Renegociar as dívidas é uma das medidas mais eficazes para sair do vermelho, entretanto, nem sempre os esforços individuais dos devedores são suficientes para chegar a acordos que sejam justos para ambas as partes. 

Para isso, de tempos em tempos são realizados mutirões de renegociação, a fim de evitar que as pessoas endividadas tenham que lidar com consequências mais graves, como ficar com o nome sujo, e para que as empresas não saiam tão prejudicadas com a inadimplência. 

Portanto, a fim de auxiliar milhares de brasileiros afetados pelas dívidas atrasadas, o governo federal vai promover, junto à Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), uma série de eventos dessa natureza.  

O primeiro mutirão será na segunda quinzena de julho de 2023, de acordo com o Decreto nº 11.567 assinado pelo presidente da república em 19 de junho de 2023 e será seguido por outros mutirões periódicos. 

Como funcionará o mutirão de renegociação de dívidas 

O atual ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, explicou que as empresas credoras serão convocadas pela justiça ou pelo Procon e deverão participar obrigatoriamente. 

Além disso, as negociações deverão respeitar o novo valor mínimo existencial da renda dos consumidores, que antes era de R$ 303,00 e passou a R$ 600,00 conforme o decreto já citado acima.  

O mínimo existencial foi criado pela Lei do Superendividamento e diz respeito ao valor mínimo da renda de uma pessoa que deve ser destinado às suas necessidades básicas, não podendo ser considerado para a quitação de dívidas. 

Portanto, no mutirão as pessoas poderão renegociar suas dívidas diretamente com as empresas credoras com melhores condições, garantindo que não comprometerão a renda mínima necessária para cobrir seus gastos essenciais. 

Pessoas que poderão se beneficiar do mutirão de renegociação de dívidas 

Segundo Dino, poderão participar dos mutirões justamente as pessoas consideradas superendividadas, ou seja, aquelas cujas dívidas ultrapassam o valor mínimo existencial e que frequentemente acabam fazendo novas dívidas para tentar pagar as antigas. 

Então, se você quer fugir das dívidas, essa pode ser uma excelente oportunidade para voltar a ficar no azul, conseguindo condições melhores para pagar o que estiver em atraso com taxas de juros menores e até mesmo prazos maiores. 

Nós, do PB Consignado, acreditamos que estar bem-informado é a chave para ter uma boa saúde financeira, por isso trazemos sempre as informações mais importantes nesse sentido. 

Quer acompanhar as novas notícias a respeito dos mutirões de renegociação, além de muitas outras dicas para a salvar a sua vida financeira? É só continuar nos acompanhando aqui no Blog do Consignado. Até a próxima! 

Empréstimo consignado com a segurança de quem é especialista no assunto. Empreste agora.Empréstimo consignado com a segurança de quem é especialista no assunto. Empreste agora.

Notícias sempre fresquinhas

Cadastre seu e-mail e receba notícias, dicas e informações sobre como cuidar melhor do seu dinheiro
Empréstimo consignado com a segurança de quem é especialista no assunto. Empreste agora.