Garantido por lei, o salário-maternidade, ou licença maternidade, é um apoio financeiro de direito de gestantes, adotantes ou mulheres que sofreram aborto não criminoso. Confira, a seguir, todas as regras para receber esse benefício do INSS em 2024!
O salário-maternidade é um benefício previdenciário que garante um salário a gestantes, adotantes ou mulheres que sofreram aborto não criminoso durante o período de afastamento do trabalho.
Seu objetivo é manter financeiramente os trabalhadores que tiveram filho recentemente, que adotaram ou receberam a guarda judicial de criança até 8 anos de idade, ou sofreram um aborto não criminal.
A depender da situação que origina o benefício, a duração é diferente:
É importante ressaltar, ainda, que homens, caso sejam pais adotantes, têm o respaldo da lei para receber salário-maternidade por 120 dias.
As pessoas que têm direito garantido a solicitar o salário-maternidade em 2024, seja por parto, adoção ou aborto não criminoso, são:
Outros requisitos também são necessários para receber o salário-maternidade, como ter cumprido uma quantidade mínima de meses trabalhados. Confira as carências:
Para segurados empregados, o salário-maternidade é pago diretamente pelo empregador, que recebe o ressarcimento do INSS dentro de prazo estipulado pelo Instituto. Já para os demais segurados, o pagamento é feito diretamente pelo INSS.
A solicitação do salário-maternidade deve ser feita dentro de 180 dias após a data do parto, aborto não criminal ou oficialização de adoção ou guarda, senão o direito ao benefício é perdido.
Quanto aos valores, podem variar segundo a categoria do segurado. Trabalhadores empregados ou avulsos recebem mensalmente o valor de seu último salário, já os segurados especiais recebem um valor calculado com base em suas contribuições ao INSS.
E então, gostou de saber as regras para receber o salário-maternidade em 2024? É importante se munir de conhecimento para garantir seus direitos. Por isso, nós, do PB Consignado, trazemos sempre as informações mais importantes para você.
Continue nos acompanhando aqui no blog e até a próxima!