Melhores práticas esportivas para idosos

Melhores práticas esportivas para idosos

Conheça os benefícios de fazer exercícios na terceira idade e quais as melhores práticas esportivas para idosos!
2.7.2024
10 minutos
Melhores práticas esportivas para idosos

Para ter uma boa saúde, manter o corpo ativo é fundamental, e isso não é diferente na terceira idade, ainda que seja necessário analisar bem quais atividades e intensidade são mais adequadas de acordo com as capacidades e limitações nessa fase da vida.

Continue conosco nesta leitura e conheça todos os benefícios das atividades físicas na terceira idade e quais as melhores práticas esportivas para idosos!

Quais são os benefícios das atividades físicas na terceira idade?

Praticar atividades físicas traz benefícios em qualquer idade, garantindo maior vitalidade, energia e saúde. Entretanto, para os idosos, alguns desses benefícios podem ser especificamente importantes:

  • aumenta a flexibilidade e diminui dores;
  • melhora o equilíbrio, dando mais segurança e evitando acidentes;
  • diminui a perda de força muscular;
  • auxilia na manutenção da agilidade;
  • contribui para a saúde dos ossos e articulações;
  • melhora a atividade cardiorrespiratória;
  • reduz sintomas de depressão.

Como é natural que, com a idade, o corpo vá perdendo força, flexibilidade e equilíbrio, além de haver mais riscos de doenças crônicas e cardíacas, esses benefícios são excelentes para os idosos, contribuindo para uma melhor qualidade de vida na terceira idade.

O sedentarismo, por outro lado, pode acelerar esses processos associados ao envelhecimento e até mesmo agravá-los. Por isso, vale a pena começar a se movimentar o quanto antes e lembrar que nunca é tarde demais. Basta encontrar a opção certa de exercício físico para cada pessoa.

Quais as melhores práticas esportivas para idosos?

A depender da saúde de cada pessoa, os idosos podem praticar exercícios que vão desde os mais leves aos mais radicais. Por isso, trouxemos uma lista das melhores atividades físicas na terceira idade para te inspirar a começar agora mesmo, levando em conta as suas possibilidades.

Caminhada

A caminhada é, com certeza, a atividade mais popular entre a terceira idade, e não é para menos. Caminhar diariamente ou ao menos 3 vezes por semana por 20 minutos ou mais já pode trazer melhorias significativas para a capacidade motora e a saúde cardiorrespiratória.

Além disso, é uma atividade que se adapta aos limites de locomoção de cada pessoa, já que basta caminhar no ritmo e intensidade que forem confortáveis para o seu corpo.

E, para animar ainda mais esse momento, é possível praticar a caminhada em grupo, chamando amigos e familiares para se juntarem a você, o que ainda contribui para a socialização.

Corrida

Já para os idosos com maior vitalidade e que estejam com a saúde muscular e óssea em dia, vale a pena intensificar a caminhada e transformar em corrida, por que não? Afinal, é um exercício que melhora ainda mais a respiração, fortalece a musculatura e potencializa a saúde cardiovascular.

É importante ressaltar, no entanto, que essa prática deve ser mais moderada nessa fase da vida, pois a corrida intensa tem maior impacto nas articulações. Então respeite seu ritmo e use um bom tênis com sola amortecedora, para ter firmeza, equilíbrio e menor impacto.

Natação

Falando em articulações, se você está na terceira idade e sofre com as clássicas dores nas costas e pernas, a natação pode ser uma das melhores práticas esportivas para você. Isso porque é um exercício gentil para as articulações e ossos, já que na água o impacto a essas estruturas é muito menor.

Em contrapartida, é uma atividade que melhora a capacidade cardiorrespiratória e muscular tanto quanto uma corrida, além de ser muito relaxante e divertida!

E se puder aproveitar que já está na piscina e engatar exercícios de hidroginástica, melhor ainda, pois a resistência da água é perfeita para exigir um pouco mais de esforço nos movimentos, mas sem causar impactos.

Pilates

Outro exercício supercompleto e ótimo para os músculos e articulações é o pilates, que trabalha todos os grupos musculares do corpo e ainda melhora coordenação motora, equilíbrio, força e mobilidade.

Uma boa dica ao procurar um espaço que ofereça aulas de pilates é buscar os que tenham instrutores formados em fisioterapia, pois, além de conhecer as técnicas e exercícios do pilates, eles ainda têm maior conhecimento sobre quais movimentos, ritmo e intensidade são mais adequados para limitações e necessidades específicas na terceira idade.

Musculação

É comum que as pessoas pensem que a musculação não é indicada na terceira idade, considerando que “pegar peso” possa ser prejudicial a esse público. Entretanto, com o acompanhamento de um bom profissional e fazendo os exercícios adequados, a musculação para idosos tem muitos benefícios.

Isso porque, ao envelhecer, as pessoas começam a sofrer com a sarcopenia, uma perda muscular natural e gradual que, a médio e longo prazos diminuiu a força e a capacidade de locomoção, além de gerar mais dores nas articulações, já que músculos fortalecidos são cruciais para uma boa estrutura corporal.

Assim, os idosos podem, sim, se beneficiar da musculação, desde que respeitados seus limites. Se você tem acesso a uma boa academia e, de repente, puder contratar um personal trainer, vale a pena marcar uma avaliação física e começar já!

Dança

Se você já gosta de dançar, quer aprender ou não tem paciência e ânimo para outras atividades, a prática de dança é excelente para movimentar todo o corpo.

Além de fazer você suar e trabalhar a capacidade motora e equilíbrio, dançar é muito divertido e oferece diversas modalidades, desde as individuais, como jazz, zumba ou balé, até as danças de salão, praticadas em dupla, como forró, samba de gafieira, salsa e tango.

Mergulho

Entrando agora nas atividades mais radicais, se você já sabe nadar e adora viagens à praia, o mergulho pode ser a opção perfeita de atividade física para você. Ele alia os benefícios da natação com a vantagem de estar em meio à natureza.

É importante consultar seu médico para fazer uma avaliação cardiorrespiratória antes de iniciar essa prática, já que ficar em baixo d’água exige mais do corpo nesse sentido, está bem?

Mas, se estiver liberado, vai poder se beneficiar do fortalecimento muscular e ainda melhorar a respiração e circulação, com o bônus de sentir um intenso relaxamento após o mergulho.

Trekking

Emendando mais um exercício em meio à natureza, o trekking nada mais é do que a prática de caminhadas em trilhas naturais. Se você já gosta de caminhar e está apto a desafiar um pouco mais o seu corpo, essa atividade é para você.

Além de exercitar o seu corpo, você também relaxa a mente apreciando a natureza. E existem trilhas de diversos níveis de dificuldade, desde a de curta duração e baixo impacto até as mais longas e desafiadoras. É só escolher a que mais se adapta às suas possibilidades!

 

Uau! Viu como há muitas práticas esportivas para idosos? Lembre-se de fazer exercícios de alongamento antes de qualquer atividade e aproveite o bem-estar imediato que esse hábito oferece!

Aqui, no blog do PB Consignado, estamos sempre trazendo as melhores dicas e informações para você ter mais qualidade de vida na terceira idade. Continue nos acompanhando e até a próxima!

Imagem de uma Mulher sorrindo com a mensagem: Conte com o Empréstimo consignado para quitar suas dívidas.Imagem de uma Mulher sorrindo com a mensagem: Conte com o Empréstimo consignado para quitar suas dívidas.

Notícias sempre fresquinhas

Cadastre seu e-mail e receba notícias, dicas e informações sobre como cuidar melhor do seu dinheiro
Imagem de um Homem utilizando um smartphone com a mensagem: Conte com o PB Consignado para quitar suas dívidas.