Quem já tem um empréstimo consignado pode fazer outro?

Quem já tem um empréstimo consignado pode fazer outro?

É possível ter mais de um empréstimo consignado ao mesmo tempo? Como isso funciona? Aprenda tudo no artigo.
18.7.2022
4 minutos
Quem já tem um empréstimo consignado pode fazer outro?

Quem já tem um empréstimo consignado pode fazer outro?

Você já tem um empréstimo consignado contratado, mas, agora, viu que vai precisar de mais um para arcar com uma despesa surpresa? Não sabe se isso é permitido?

Leia o artigo e entenda se é possível contratar outro empréstimo consignado!

É possível ter mais de um empréstimo consignado?

O aposentado e pensionista do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) pode, a qualquer momento, contratar um empréstimo consignado utilizando o seu benefício.

No entanto, para contratar mais de um empréstimo consignado ao mesmo tempo, é necessário estar atento à margem consignável. Caso você tenha margem disponível, pode sim ter mais de um contrato ao mesmo tempo.

Além disso, é necessário notar que há um limite: o máximo permitido para contratos simultâneos são 9 empréstimos consignados e 1 cartão de crédito consignado.

Assim, desde que respeitadas essas duas condições, o beneficiário pode contratar outro empréstimo consignado sem problemas, inclusive em instituições financeiras diferentes.

Como saber se eu ainda tenho margem disponível?

Atualmente, a margem consignável está em 40%, sendo 35% para empréstimos consignados e 5% para cartão de crédito consignado.

Assim, caso você já tenha um contrato de empréstimo vigente, é necessário saber qual porcentagem da sua margem foi comprometida. Essa informação foi acordada na hora da contratação.

Caso você tenha contratado um empréstimo que tenha ocupado toda a sua margem, mas já tenha pagado algumas parcelas, você terá disponível de margem o proporcional ao número de parcelas pagas.

No entanto, caso não se lembre ou queira checar com exatidão, basta acessar o post em que lhe ensinamos a consultar o seu Hiscon (Histórico de Consignação).

Lá, você consegue ver número de empréstimos ativos e inativos, quantas parcelas cada empréstimo contratado ainda tem, os valores de cada contrato e sua margem disponível.

 

É importante ressaltar que, desde junho de 2022, todos os benefícios novos e já concedidos foram bloqueados, como forma de proteção. Você pode conferir mais sobre isso e o que muda para os aposentados e pensionistas neste artigo.

Por isso, caso você esteja pensando em contratar outro empréstimo consignado, lembre-se de, antes, fazer o desbloqueio do seu benefício. Assim, você dará acesso às instituições financeiras e poderá simular e contratar o seu novo empréstimo.

No PB Consignado, você encontra as melhores taxas do mercado, com pagamento em até 96 parcelas. A contratação é 100% online e segura e você não precisa abrir conta. Ficou interessado? Acesse nosso site e faça já uma simulação.

 

Notícias sempre fresquinhas

Cadastre seu e-mail e receba notícias, dicas e informações sobre como cuidar melhor do seu dinheiro