Maciça do INSS: entenda o que é e como ela pode te afetar

Maciça do INSS: entenda o que é e como ela pode te afetar

Saiba o que é o período de maciça do INSS e como ele afeta os beneficiários.
16.11.2023
5 minutos
Maciça do INSS: entenda o que é e como ela pode te afetar

A maciça do INSS é um período de importantes processos administrativos do Instituto, e afeta os beneficiários diretamente, em especial se você está tentando contratar um empréstimo consignado.

Para entender o que é a maciça do INSS e como ela pode te afetar, continue conosco nesta leitura!

O que é a maciça do INSS?

A maciça é o nome dado à folha de pagamento do INSS, ou seja, diz respeito a todos os pagamentos que são feitos pelo Instituto aos beneficiários.

Como os benefícios são pagos mensalmente – dentre eles, aposentadorias, pensões por morte, auxílios-doença e outros –, o órgão precisa fazer o balanço todos os meses. Assim, esse período é chamado de maciça do INSS e é fundamental para que o órgão continue a pagar corretamente os benefícios mês a mês.

Como funciona a maciça do INSS?

Atualmente, o INSS processa o pagamento de mais de 38 milhões de benefícios todos os meses no Brasil, e, no período de maciça, além de distribuir os valores aos beneficiários, o Instituto precisa reanalisar todos os dados dos segurados, para garantir que estejam atualizados, retirando da base os benefícios finalizados ou indevidos e incluindo os novos.

Para isso, durante cerca de 5 dias de todos os meses, o INSS coloca todos os seus esforços a serviço da maciça.

Como a maciça do INSS afeta os beneficiários?

Em consequência do esforço empenhado durante o período de maciça, outras atividades do INSS nesses dias ficam em segundo plano, o que pode influenciar o tempo de resposta do Instituto para solicitações dos beneficiários.

Isso pode afetar especialmente os segurados que estão tentando contratar empréstimos consignados, pois, durante a maciça, a averbação – autorização do desconto do consignado na folha do benefício – pode atrasar um pouco.

Portanto, é importante estar atento ao período de maciça para não ser surpreendido com atrasos nesse sentido. Para isso, basta acompanhar o calendário estimado para a maciça do INSS, divulgado no início de cada ano.

Qual o calendário da maciça do INSS em 2023?

Como dissemos, o calendário da maciça é estimado no início do ano, mas as datas não são definitivas. Ainda assim, é possível se basear por elas. Confira, a  seguir, o calendário de 2023.

 

Mês Período de maciça do INSS em 2023
Janeiro Entre os dias 11 e 15
Fevereiro Entre os dias 8 e 12
Março Entre os dias 15 e 19
Abril Entre os dias 12 e 16
Maio Entre os dias 10 e 14
Junho Entre os dias 14 e 18
Julho Entre os dias 12 e 16
Agosto Entre os dias 09 e 13
Setembro Entre os dias 13 e 17
Outubro Entre os dias 11 e 15
Novembro Entre os dias 8 e 12
Dezembro Entre os dias 6 e 10

Gostou de saber o que é a maciça do INSS e como ela afeta os beneficiários? Esse período não é tão longo, mas acontece todos os meses e pode influenciar o recebimento de empréstimos consignados, por isso, fique atento ao calendário estimado para contratar seu empréstimo, assim ele cairá rapidamente na sua conta.

O PB Consignado tem as melhores condições para a contratação do seu consignado, com as menores taxas de juros e possibilidade de pagamento em até 84 vezes. Além disso, a aprovação é supersimples e rápida.

Ficou interessado? Então, aproveite e faça agora mesmo uma simulação conosco!

Imagem de uma Mulher sorrindo com a mensagem: Conte com o Empréstimo consignado para quitar suas dívidas.Imagem de uma Mulher sorrindo com a mensagem: Conte com o Empréstimo consignado para quitar suas dívidas.

Notícias sempre fresquinhas

Cadastre seu e-mail e receba notícias, dicas e informações sobre como cuidar melhor do seu dinheiro
Imagem de um Homem utilizando um smartphone com a mensagem: Conte com o PB Consignado para quitar suas dívidas.