Liquidação antecipada: saiba o que é e como funciona

Liquidação antecipada: saiba o que é e como funciona

Saiba o que é a liquidação antecipada e como aproveitar suas vantagens para sair das dívidas ou economizar dinheiro.
25.11.2021
5 minutos
Liquidação antecipada: saiba o que é e como funciona

A liquidação ou quitação antecipada nada mais é do que o pagamento das parcelas do empréstimo consignado antes do seu vencimento, com a possibilidade de descontos para aposentados e pensionistas do INSS. Pode ser realizada de duas formas e é proibida qualquer cobrança de taxas. Ficou curioso? Acompanhe essa leitura e saiba tudo sobre o tema.

O que é a liquidação antecipada?

Como dissemos acima, é o nome dado ao processo de pagamento antecipado das parcelas do empréstimo consignado, com possibilidade de descontos pela antecipação. Isso vale para o pagamento parcial ou total da dívida e é proporcional ao tempo de antecipação do contrato. É um direito do cidadão, garantido pelo Código de Defesa do Consumidor, e serve tanto para dívidas de empréstimo consignado, como para financiamentos imobiliários e faturas atrasadas de cartão de crédito.

Publicações que você pode gostar:

E como a liquidação antecipada funciona?

A liquidação antecipada funciona em virtude da Resolução 4.320, de 27 de março de 2014, em que você decide liquidar antecipadamente um débito. O cliente deve estar ciente de que os juros previstos quando o contrato de aquisição foi assinado deverão ser pagos independentemente do adiantamento realizado. A única forma de não ter que arcar com o pagamento desses juros é com um acordo firmado entre o devedor (você) e a instituição que pretende negociar a dívida.

Reforçamos que a regra é válida tanto para o pagamento parcial quanto para a extinção da dívida. Isso também deve estar explicado de maneira clara no contrato firmado para a quitação do débito em questão. Na hora de realizar a liquidação antecipada, é recomendado observar bem as cláusulas do contrato e também avaliar se é possível lidar com os custos da antecipação.

Após seguir esse processo, é a hora de decidir entre realizar o pagamento total ou parcial da dívida. Detalhamos para você como essas duas formas funcionam, veja abaixo.

  • Quitação parcial: é o pagamento de mais de uma parcela por vez, com o abatimento calculado sobre a parcela antecipada, e não a do mês atual.
  • Quitação total: é a dívida quitada de uma só vez, abatendo os juros e os encargos de todas as parcelas restantes.

Sabendo disso, como solicitar a liquidação antecipada?

Primeiramente você deve avaliar e decidir se a antecipação será parcial ou integral. Partindo disso, as transações são realizadas diretamente com a instituição financeira em que o beneficiário contratou o empréstimo. Então, você deve procurar o seu banco e solicitar a quitação antecipada do empréstimo consignado. Levando em consideração o prazo final para o pagamento das parcelas e o número de parcelas adiantadas, o banco aplica o desconto por antecipação. Os valores podem ser pagos por boletos ou pelo débito em conta, dependendo da instituição.

Quais as vantagens da liquidação antecipada?

Muitas vezes a quitação antecipada é vantajosa, porém, antes de decidir por esse processo, é importante calcular a antecipação de parcelas de financiamento para entender se o desconto realmente vale a pena. Além disso, você pode considerar esses benefícios:

  • Redução nas taxas de juros: A maior vantagem para quem opta pela quitação antecipada é a redução nas taxas de juros. Esse valor descontado auxilia na hora de sair daquele aperto financeiro e deixar o seu orçamento mais tranquilo.
  • Liberação de novos créditos: Outro ponto interessante no caso da liquidação antecipada é a liberação de novos créditos porque isso abre oportunidades de créditos futuros. Isso também ajuda porque você não se compromete mais com essa dívida e fica livre para realizar outras operações que desejar.
  • Perfil positivo no mercado: Optando pela liquidação antecipada, você ainda pode contribuir para a imagem de um bom consumidor no mercado e limpar seu nome entre as empresas de restrição de crédito. Antecipando as parcelas, como cliente, você passa a ser visto como um bom pagador, o que indica menores riscos de inadimplência e também pode ajudar na hora de solicitar novos créditos.

Podem ser cobradas tarifas pela liquidação antecipada?

Hoje em dia não podem ser cobradas tarifas pela liquidação antecipada. Isso só foi possível após a Resolução nº 3.516, de 10 de dezembro de 2007, do Conselho Monetário Nacional (CMN), que encerrou a cobrança de taxas nessa operação. Então, para contratos assinados após essa data, fica proibida a cobrança de taxas.

Existe alguma calculadora para a liquidação antecipada?

Sim, existe. Você pode utilizar a Calculadora de Quitação Antecipada disponibilizada pelo Ministério Público de Santa Catarina.

Para calcular a quitação antecipada, é preciso analisar as parcelas que ainda faltam para liquidar o contrato sem a cobrança de juros futuros. Com isso, a dívida é trazida para o momento presente e os descontos serão proporcionais ao prazo e aos juros cobrados.

Usou a calculadora e descobriu de quanto precisa para quitar sua dívida atual? Faça a simulação do PB Consignado e tome a atitude inteligente de trocar sua dívida por uma com juros menores. Faça uma simulação!

Empréstimo consignado com a segurança de quem é especialista no assunto. Empreste agora.Empréstimo consignado com a segurança de quem é especialista no assunto. Empreste agora.

Notícias sempre fresquinhas

Cadastre seu e-mail e receba notícias, dicas e informações sobre como cuidar melhor do seu dinheiro
Empréstimo consignado com a segurança de quem é especialista no assunto. Empreste agora.