Autorização da justiça permite desconto na aposentadoria do INSS para quitar dívidas 

Autorização da justiça permite desconto na aposentadoria do INSS para quitar dívidas 

Aposentados do INSS poderão ter parte de seu benefício descontado para quitar débitos atrasados. Veja todos os detalhes neste post!
17.7.2023
4 minutos
Autorização da justiça permite desconto na aposentadoria do INSS para quitar dívidas 

Uma decisão recente do STJ (Superior Tribunal de Justiça) passou a autorizar a penhora de benefícios do INSS em pagamentos de débitos em atraso. 

A penhora é uma das últimas medidas legais para viabilizar a quitação de dívidas atrasadas e o desconto da aposentadoria do INSS para esse fim já era uma possibilidade, mas estava restrito apenas a pessoas com renda acima de 50 salários mínimos. 

Com a nova medida, aposentados com qualquer valor de renda poderão ter parte de sua aposentadoria descontada automaticamente para pagar os credores. Isso pode comprometer entre 10% e 15% do benefício, mas, como as análises são feitas caso a caso, é possível ter descontos ainda maiores. 

Essas análises devem levar em consideração os princípios legais de proporcionalidade e razoabilidade, ou, em termos gerais, contam com o bom senso da legalidade em não comprometer uma parte da renda do devedor que acabe inviabilizando suas necessidades básicas e impactando sua sobrevivência. 

Além disso, advogados especialistas apontam que é recomendado priorizar a penhora de outros bens antes de partir para a penhora de benefício do INSS. Afinal, esse já é um recurso extremo, que acontece após vários outros trâmites, como o protesto em cartório, e comprometer a fonte de renda do inadimplente acaba sendo a maneira mais drástica de resolver a situação. 

Uma maneira de evitar chegar a esse ponto é negociar assim que possível diretamente com o credor, antes que o problema seja levado à justiça. Uma boa opção, nesse sentido, é participar de mutirões de renegociação que acontecem com certa frequência em todo o Brasil. 

E, para não correr novamente o risco, o melhor mesmo é fugir das dívidas, buscando ter sempre uma organização financeira eficiente, economizando e cuidando da saúde financeira. 

No entanto, sabemos que nem sempre é possível evitar totalmente as dívidas, ainda mais em tempos de economia instável, como os que estamos vivendo nos últimos anos. 

Caso o endividamento seja inevitável, uma boa opção para fugir de consequências mais drásticas é trocar a dívida mais cara por uma mais barata 

Isso porque, em geral, os juros no Brasil são muito altos e, se você deixa de pagar suas contas, a dívida vai crescer exponencialmente. Então, a estratégia é buscar linhas de crédito com juros menores para quitar os débitos. 

E nisso os aposentados contam com uma grande vantagem: a possibilidade de fazer empréstimos consignados, que são a modalidade de crédito com os menores juros do país – então, vale a pena contratar um e pagar a dívida antes de ela chegar à penhora. 

Aqui, no PB Consignado, os beneficiários do INSS encontram as melhores condições para fazer esse tipo de empréstimo e ainda podem pagar em até 84 vezes. 

Está precisando dessa ajuda para se manter no azul? Então, faça agora mesmo uma simulação de consignado em nosso site! 

Imagem de uma Mulher sorrindo com a mensagem: Conte com o Empréstimo consignado para quitar suas dívidas.Imagem de uma Mulher sorrindo com a mensagem: Conte com o Empréstimo consignado para quitar suas dívidas.

Notícias sempre fresquinhas

Cadastre seu e-mail e receba notícias, dicas e informações sobre como cuidar melhor do seu dinheiro
Imagem de um Homem utilizando um smartphone com a mensagem: Conte com o PB Consignado para quitar suas dívidas.