Em momentos de recessão econômica, como o que o Brasil e o mundo estão passando hoje em dia, principalmente por conta dos impactos financeiros negativos deixados pela covid-19, economizar é primordial.
E, quando falamos em economia, vale pensar em todas as áreas: desde rever seu orçamento e minimizar gastos até buscar descontos em obrigações anuais, como IPVA e IPTU.
Acompanhe o post e entenda todos os detalhes sobre como economizar com esses impostos!
Uma das opções mais atrativas por conta do percentual de desconto é optar pelo pagamento à vista, tanto do IPVA como do IPTU. No entanto, nem todos os estados e municípios oferecem desconto com o pagamento à vista dos impostos.
Além disso, sabemos que nem sempre é fácil dispor do valor integral do tributo e, por consequência, o pagamento parcelado acaba sendo a opção realmente viável, apesar de não ter desconto.
Via de regra, cada estado aplica a porcentagem de desconto que consegue determinar. Assim, vale a pena checar o site da prefeitura da sua cidade ou mesmo ver diretamente no app do banco antes de efetuar o pagamento.
A título de exemplo, trouxemos abaixo os estados com os percentuais de desconto mais atrativos.
Para IPVA:
Para IPTU:
Vale lembrar que o desconto só é concedido mediante o pagamento até um prazo determinado, ok? Assim, preste bastante atenção às condições oferecidas pela sua cidade.
Em geral, o atraso do pagamento de IPVA e IPTU resulta em multa, juros e, no caso do IPVA, até no impedimento de fazer o licenciamento anual, fazendo com que o veículo fique sem regularização.
No entanto, não se desespere! Sabia que também é possível conseguir desconto para o pagamento desses impostos em atraso?
É comum que os órgãos responsáveis pelo recolhimento ofereçam opções com desconto para o pagamento de impostos em atraso parcelados. Assim, caso você esteja com alguma pendência, entre em contato e negocie.
Uma oportunidade interessante de conseguir economizar com esses impostos é por meio de programas oferecidos pelos órgãos responsáveis em alguns municípios e estados, como o caso do CPF na nota fiscal.
A sua parte é bastante simples: basta informar seu CPF nas notas fiscais de compras de produtos e serviços e, em troca, conseguir desconto.
No caso do IPVA, cadastrar o CPF nas notas fiscais nos estados de Alagoas, Goiás, Paraná, Rondônia e São Paulo pode gerar desconto de até 10% no imposto do ano seguinte.
Já para o IPTU, o uso do CPF na nota em Belo Horizonte (MG), Manaus (AM), Porto Alegre (RS), Salvador (BA), Vitória (ES) e no estado do Rio de Janeiro pode significar desconto de até 100% no valor de imposto devido.
Incrível, não é? Lembramos mais uma vez que cada município tem regras e ofertas específicas, então vale a pena conferir com a prefeitura da sua cidade quais são as condições para conseguir o desconto.
Gostou de entender como economizar com IPVA e IPTU? Aqui, no blog do PB Consignado, trazemos constantemente dicas valiosas como essa para lhe ajudar a manter a saúde financeira em dia, longe das dívidas!
Acompanhe nosso blog e fique de olho para não perder nenhuma informação. Até logo!