A dengue é uma das doenças que mais afeta a população brasileira. Segundo dados de 14 de maio do Ministério da Saúde, em 2024 o Brasil já somava 4,7 milhões de casos prováveis da doença, assim como 2,5 mil óbitos.
Em 2023, a primeira vacina da dengue, chamada Qdenga, teve seu registro aprovado pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária). Continue a leitura e entenda tudo sobre o assunto!
Desde julho de 2023 a vacina já está disponível em clínicas privadas.
Em dezembro de 2023, a incorporação da vacina ao SUS foi anunciada pelo Ministério da Saúde. Assim, os brasileiros podem ter acesso à vacina gratuitamente.
O imunizante é aplicado em duas doses, com intervalo de 3 meses entre elas. Segundo avaliação clínica, a vacina da dengue tem eficácia de 80,2% e protege o paciente por 12 meses após a aplicação das duas doses.
Atualmente, a Qdenga, da farmacêutica Takeda Pharma, é a única vacina da dengue licenciada no Brasil.
A Anvisa aprovou que o imunizante seja aplicado em pessoas de 4 a 60 anos de idade. Isso acontece por conta dos testes clínicos, que foram realizados em pacientes dessa faixa etária.
Isso significa que a Anvisa só pode garantir a segurança da vacina em pessoas dentro desse limite de idade. Mais estudos estão em andamento para ampliar o intervalo e permitir que outras pessoas também possam ser vacinadas.
Como vimos no tópico anterior, a vacina pode ser aplicada em pessoas de até 60 anos.
No entanto, o Ministério da Saúde (MS) estabeleceu que sejam priorizados crianças e adolescentes entre 6 e 16 anos.
Em abril de 2024, devido a um lote de vacinas estar com vencimento próximo, o MS liberou, em caráter excepcional, que as vacinas fossem direcionadas para o público geral, isto é, entre 4 e 60 anos – medida para evitar que o lote de imunizantes fosse desperdiçado.
Vale ressaltar que, de maneira geral, a orientação é que apenas pessoas entre 6 e 16 anos sejam vacinadas. Em casos excepcionais, como o que ocorreu em abril, o público será avisado pelos veículos de mídia ou poderá se informar diretamente nas UBS (Unidades Básicas de Saúde).
Caso o paciente fora do grupo entre 6 e 16 anos tenha sido vacinado nas campanhas de caráter excepcional, a segunda dose após os 3 meses de intervalo está garantida.
Já nas clínicas e farmácias privadas, a vacinação está liberada para qualquer pessoa entre 4 e 60 anos, sem grupo prioritário, e os valores podem chegar até R$ 980 pelas duas doses.
A vacina da dengue é uma excelente novidade para o povo brasileiro, que agora pode contar com mais uma forma de se proteger contra a doença. Mesmo que por enquanto a idade indicada na bula da Qdenga seja limitada entre 4 e 60 anos, ter o imunizante disponível no SUS é um grande avanço.
Aqui, no PB Consignado, nos preocupamos com a sua saúde e o seu bem-estar. Por isso, estamos sempre trazendo notícias importantes como esta para mantê-lo bem-informado. Que tal continuar sua leitura com nosso artigo que fala tudo sobre vacinação na terceira idade? Te esperamos lá!