Para a maior parte dos brasileiros, financiar um imóvel é a única maneira de alcançar a tão sonhada casa própria.
No entanto, os financiamentos são compromissos financeiros de longa duração, e, por isso, algumas instituições financiadoras podem ser resistentes na hora de financiar um imóvel para idosos.
Mas, afinal, você sabe qual a idade máxima para financiar um imóvel? Continue conosco neste post e descubra!
Como comentamos acima, há, sim, certa resistência por parte das instituições financeiras em relação à liberação de financiamento de imóveis para pessoas acima de 60 anos.
No entanto, não é apenas a idade que é levada em conta nesses casos, mas também a remuneração da pessoa idosa. Isso porque, em muitos casos, principalmente para quem já se aposentou, uma parcela de financiamento pode comprometer bastante o orçamento que geralmente já é apertado.
Mas a boa notícia é que, pensando exatamente nesses casos, algumas instituições financeiras oferecem linhas de crédito imobiliário específicas para pessoas com mais 60 anos.
Esses tipos de financiamento levam em consideração, além da idade e remuneração, a expectativa de vida da pessoa, aumentando as chances de aprovação para os idosos mais saudáveis e ativos.
Afinal, a expectativa de vida dos brasileiros vem aumentando muito nas últimas décadas e as pessoas acima de 60 anos chegam à melhor idade cada vez mais cheias de energia e vitalidade.
Entretanto, é possível que o financiamento para pessoas com mais de 60 anos precise ser parcelado em menos tempo. Em geral, as pessoas podem financiar imóveis em até 35 anos, mas para idosos esse prazo costuma ser um pouco menor, por volta de 20 anos.
Na realidade, não existe propriamente uma idade máxima para iniciar um financiamento. Mas há uma restrição quanto à idade máxima que o idoso deve ter ao fim do financiamento.
Isso porque a SUSEP (Superintendência de Seguros Privados), que é responsável por regular e controlar os mercados de seguros privados no Brasil, estabelece que as instituições financeiras podem liberar o crédito para quem tenha no máximo 80 anos e 6 meses na data de pagamento da última parcela.
Portanto, o que deve ser avaliado na hora de financiar o imóvel é a idade atual do idoso e em quantos anos ele pode parcelar, calculando para que fique dentro da idade máxima de 80 anos e 6 meses.
Ou seja, uma pessoa de 60 anos pode fazer um financiamento de cerca de 20 anos. Já para alguém que tenha 70 anos, por exemplo, esse prazo cai para 10 anos.
Dessa forma, concluímos que sim: pessoas com mais de 60 anos podem financiar um imóvel. No entanto, o tempo de parcelamento terá de ser menor e, consequentemente, o valor das parcelas será mais alto ou a entrada terá que ser maior.
Por isso, é sempre importante buscar mais de uma instituição financeira, pesquisar bem as condições de pagamento e as taxas de juros, e se organizar financeiramente para não se apertar ao financiar um imóvel.
Para te ajudar a fazer os cálculos do financiamento, você pode utilizar a Calculadora do Cidadão. Clicando neste link você encontra todas as informações a respeito dessa ferramenta superútil e gratuita.
E se você é aposentado e está precisando de uma forcinha nas finanças, o PB Consignado pode te ajudar. Aqui, nós oferecemos os melhores empréstimos consignados, com os menores juros do mercado e parcelamento em atém 96 vezes.
Ficou interessado? Então, solicite o desbloqueio do seu benefício e faça já uma simulação conosco!