O Portal do Servidor é uma ferramenta bastante útil para servidores públicos, sejam federais, estaduais ou municipais, na qual é possível consultar informações específicas sobre a trajetória profissional.
Cada estado, assim como a União, oferece informações e serviços que podem variar entre si, mas, de maneira geral, é possível consultar:
Assim, ter acesso ao Portal do Servidor é bastante útil. Pensando nisso, trouxemos aqui um guia sobre o Portal, com todas as informações necessárias para que você acesse sem problemas. Vamos lá?
Antes de mais nada, é necessário saber que o Portal do Servidor Federal tem informações de acesso atreladas à conta Gov.br do cidadão. O acesso a alguns portais estaduais e municipais também acontece dessa mesma forma.
Assim, é necessário ter feito o cadastro na plataforma oficial do governo federal, usando o CPF e cadastrando uma senha.
Em seguida, é preciso identificar qual Portal do Servidor utilizar: o Federal ou o específico para o estado do funcionário público.
O acesso por estado é destinado tanto aos servidores estaduais como municipais. Não há um portal específico para cada município, e sim uma unificação no portal do estado.
As informações necessárias para acesso em geral são CPF e senha, mas alguns portais solicitam RG ou um número de identificação específico do portal.
Na lista abaixo, você confere a página principal de cada um desses portais:
Todo servidor público federal, também chamado de SIAPE, tem direito a fazer empréstimos consignados.
Essa modalidade de crédito desconta o valor das parcelas do empréstimo diretamente do contracheque do servidor. Assim, o risco de inadimplência é muito baixo e, por isso, as taxas de juros cobradas pelas instituições financeiras caem bastante.
Atualmente, os SIAPE têm margem consignável de 40%, podendo ser dividida em 35% para empréstimos consignados e 5% para contratação de cartão de crédito consignado. Além disso, o prazo para pagamento é de até 96 meses.
Os servidores estaduais e municipais também têm, na maioria, 40% de margem consignável. É importante ressaltar, no entanto, que no caso de funcionários públicos municipais e estaduais as regras dependem de cada município e estado, podendo variar de um para outro.
Em geral, a maior parte dos estados e municípios seguem as mesmas diretrizes federais, mantendo a possibilidade de pagamento em até 96 meses e condições bastante parecidas.
Checando o Portal do Servidor Federal ou do seu estado é possível encontrar informações do seu contracheque, para consultar possíveis contratos de empréstimos já ativos, que estão sendo descontados do salário, ou também as informações específicas dos municípios ou estados para novas contratações.
Ficou interessado? Aqui, no PB Consignado, oferecemos opções excelentes tanto para servidores federais como para estaduais e municipais, com taxas de juros atrativas.
Faça uma simulação em nosso site! Acesse aqui, se for SIAPE, ou aqui, se for servidor estadual ou municipal.