Entenda como identificar golpes contra aposentados e aprenda dicas simples para se proteger e manter sua segurança financeira.

Se você é aposentado, já deve ter lido sobre a frequência das tentativas de golpes contra a sua categoria, né? Além disso, 2025 foi o ano da fraude do INSS, que desviou R$ 640 milhões de aposentados e pensionistas do INSS. Sendo assim, é muito importante estar alerta aos possíveis golpes cometidos contra aposentados — e eles não são poucos! Continue a leitura e confira os mais comuns.
A prova de vida é um procedimento obrigatório para pensionistas e aposentados, pois realiza a confirmação de que o beneficiário está vivo para receber o valor. Esse procedimento evita fraudes e pode ser realizado digitalmente, e é aí que entra a possibilidade do golpe.
Os golpistas entram em contato com o aposentado fingindo ser funcionários do INSS. Para realizar a sua “prova de vida”, eles solicitam informações pessoais, fotos de documentos e selfies por canais de mensagem.
Então, fique atento: o INSS não solicita documentos por mensagem e a prova de vida só pode ser feita pelo aplicativo oficial da instituição ou em bancos autorizados.

O bloqueio do benefício é uma prevenção do INSS após as ocorrências de descontos indevidos — o desbloqueio pode ser realizado pelo aplicativo Meu INSS.
Golpistas entram em contato e alertam o aposentado que o seu benefício está bloqueado por problemas no cadastro, pendências, entre outras coisas não relacionadas aos bloqueios pela fraude do INSS. Após assustarem o beneficiário, pedem dinheiro para desbloquear o valor e ainda solicitam dados pessoais.
Lembre-se: desbloquear seu benefício é de graça. A ação pode ser feita por meio do aplicativo Meu INSS — o INSS não solicita informações por telefone.
Já falamos sobre esse golpe aqui no PB Blog. Se você está em processo de se aposentar e utiliza as vias judiciais e o auxílio de um advogado, é importante ficar atento.
Os golpistas entram em contato com você fingindo ser seu advogado — usam a foto do profissional, o número e possuem até seus dados processuais. Nesse contato, comunicam a liberação de valores do benefício da aposentadoria, mas solicitam o pagamento de uma taxa.
Se receber esse tipo de contato, é muito importante confirmar as informações com o escritório de advocacia responsável pelo seu processo de aposentadoria. Além disso, não clique em links desconhecidos e não transfira dinheiro, principalmente se estiver sendo pressionado.
A perícia médica do INSS é realizada para comprovar que o trabalhador está mesmo impossibilitado de trabalhar e precisa receber o benefício. Ela precisa ser executada pelo perito do INSS, então, nesse caso, laudos e atestados particulares não têm validade.
Os golpistas contatam as pessoas oferecendo uma forma rápida e fácil de agendamento da perícia, em que o possível beneficiário não precisa esperar tanto tempo — normalmente, por conta da demanda, agendar uma perícia médica pelo INSS é algo demorado, e isso pode causar frustração. Nesse contato, uma taxa é cobrada para acelerar o processo. É importante lembrar que essa opção não existe.
O agendamento da perícia médica do INSS é realizado de forma gratuita pelo aplicativo Meu INSS, pelo site da instituição ou pelo número de telefone 135.
Para evitar golpes e fraudes, é necessário que os beneficiários se previnam. Confira algumas dicas:
Aqui no Paraná Banco fazemos questão de garantir a sua segurança, é por isso que possuímos o Selo de Prevenção a Fraudes, que atesta que nossos processos são sólidos. Para entender mais sobre o Selo, confira o artigo Paraná Banco recebe o selo de prevenção a fraudes. Vemos você lá!