Fevereiro roxo: conheça a campanha que conscientiza sobre o Alzheimer e outras doenças

Fevereiro roxo: conheça a campanha que conscientiza sobre o Alzheimer e outras doenças

Entenda o que é o Fevereiro Roxo, seus
objetivos e saiba mais sobre Alzheimer,
Lúpus e Fibromialgia e a importância do
diagnóstico precoce.

13.2.2026
3 minutos

O Fevereiro Roxo é uma campanha nacional que aposta na conscientização sobre o Alzheimer, Lúpus e Fibromialgia. Surgiu para levar mais informação à população e fomentar o diálogo sobre o diagnóstico precoce. 

A intenção da campanha é, também, combater a desinformação e descredibilizar mitos sobre essas doenças tão estigmatizadas. 

Alzheimer: o que é, sintomas e prevenção 

O Alzheimer é uma doença neurodegenerativa e progressiva que afeta funções como memória, linguagem, raciocínio e comportamento. É uma das formas mais comuns de demência em pessoas idosas. 

Segundo o Manual MSD de Saúde para a Família, a doença afeta mais mulheres do que homens, e o percentual de afetados sobe conforme a idade: 

  • De 65 a 74 anos: 5%  
  • De 75 a 84 anos: 13%  
  • 85 anos ou mais: 33%  

Sintomas do Alzheimer 

Entre os sinais mais frequentes da doença estão: 

  • Perda de memória, principalmente a recente  
  • Mudanças de comportamento  
  • Desorientação  
  • Problemas em usar a linguagem  
  • Problemas em realizar tarefas habituais  

Mas fique atento: esquecimentos leves fazem parte do processo de envelhecimento. Caso passem a comprometer sua autonomia e rotina, é fundamental procurar apoio médico. 

Lúpus: o que é e quais os sintomas? 

Lúpus é uma doença autoimune que ataca os tecidos saudáveis do corpo. Por apresentar momentos de crise e de remissão, seus sintomas podem ser confundidos com outras doenças. 

Confira os principais sintomas: 

  • Fadiga  
  • Dores musculares  
  • Erupções cutâneas  
  • Dores nas articulações 
  • Manchas na pele  

Para diagnosticar a doença, é necessário realizar exames de sangue e avaliar os sintomas. Em muitos casos, o tratamento é contínuo, pois apenas assim os sintomas são controlados. 

Fibromialgia: quais as características da doença? 

A fibromialgia causa dor muscular generalizada, muitas vezes acompanhada por outros sintomas como distúrbios do sono, fadiga, ansiedade e dificuldade de concentração. 

Seu diagnóstico não é fechado por meio de exames tradicionais, o que pode acarretar preconceito e minimização da dor causada pela síndrome. 

O tratamento adequado pode variar de pessoa para pessoa. Acompanhamento médico, cuidado com a saúde emocional e atividade física são pontos prioritários. 

Qual a importância do diagnóstico precoce? 

Quando essas doenças são identificadas em seus estágios iniciais, os tratamentos podem ajudar a retardar os sintomas e melhorar a qualidade de vida do paciente — principalmente no caso do Alzheimer, que é progressivo. 

Conclusão 

O Fevereiro Roxo ressalta a importância de olharmos para a saúde com atenção e cuidado. A conscientização sobre essas doenças ajuda os pacientes a chegarem a diagnósticos precoces e reduz o preconceito. 

No Paraná Banco, acreditamos que cuidar de você vai muito além de oferecer soluções financeiras — é por isso que trazemos aqui informações sobre assuntos que podem estar presentes na sua rotina. 

Continue explorando o nosso blog: leia o artigo que conta como a saúde mental está ligada à saúde financeira. Vemos você lá! 

Empréstimo consignado com a segurança de quem é especialista no assunto. Empreste agora.Empréstimo consignado com a segurança de quem é especialista no assunto. Empreste agora.

Notícias sempre fresquinhas

Cadastre seu e-mail e receba notícias, dicas e informações sobre como cuidar melhor do seu dinheiro
Empréstimo consignado com a segurança de quem é especialista no assunto. Empreste agora.