O trabalho dos servidores públicos é regido por um documento que se chama estatuto do servidor público federal. Nele, estão reunidas regras e diretrizes que ditam como o serviço público deve funcionar no Brasil, garantindo uma boa organização e administração pública de nossa nação.
Continue a leitura e entenda mais sobre esse documento tão importante. Vamos lá?
De maneira comparável à CLT (Consolidação das Leis do Trabalho) para os funcionários de empresas privadas, o estatuto do servidor público estabelece normas claras e específicas acerca do processo profissional do funcionário público.
São abordados os temas a seguir:
A fim de garantir uma administração pública de qualidade, o estatuto estabelece direitos que tornem o trabalho atraente para seus servidores. Os principais são:
Além dos benefícios listados no tópico anterior, também é possível que o servidor recorra de decisões e/ou punições usando o estatuto do servidor público federal como base – afinal, esse documento não apenas é o “manual de instruções” dos cargos públicos, como também estabelece o direito ao contraditório e à ampla defesa.
Assim, caso seja necessário, o recurso pode ser aberto dentro do próprio órgão em que o servidor atua ou através de instância superior. E é importante, é claro, que o recurso apresente argumentos fundamentados e consistentes a fim de reverter a decisão e/ou punição recebida.
Neste post, você entendeu um pouco melhor a importância do estatuto do servidor público federal para o funcionário público brasileiro.
Outro direito dos servidores, quer sejam federais, estaduais ou municipais, é a possibilidade de contratar empréstimos consignados, a modalidade de crédito mais barata e segura de todo o Brasil.
Aqui, no PB Consignado, você encontra opções excelentes. Acesse o nosso site e saiba mais!