O processo para conseguir a aposentadoria brasileira não é conhecido por ser sempre tranquilo. É bastante comum encontrar pessoas que acreditam que já podem se aposentar e, quando tentam, não conseguem de primeira.
Às vezes, acaba sendo necessário até contratar um advogado, para analisar caso a caso e identificar as especificidades a fim de garantir que a aposentadoria seja concedida corretamente.
Pensando nisso, elaboramos este artigo com os 3 problemas mais comuns para se aposentar e como evitá-los. Vamos lá?
Começando pelo mais comum dos erros: a falta de documentação. A depender do tipo de aposentadoria pleiteado, poderão ser solicitados documentos específicos. No entanto, alguns sempre são necessários.
Confira a lista abaixo e garanta que não está se esquecendo de nenhum:
Já para o caso de alguma aposentadoria específica, como a especial ou por invalidez, outros documentos serão necessários para comprovar as características que fazem com que você pertença ao grupo em questão.
Os mais comuns são:
Assim, caso você se encaixe em alguma aposentadoria específica, não deixe de conferir quais os documentos exigidos especialmente a quem se enquadra a esse tipo e tenha todos em mãos.
Complementando o tópico anterior, um problema também bastante enfrentado é o não reconhecimento de atividade especial durante o seu período de contribuição.
Para se aposentar pela modalidade especial, é necessário comprovar atividade exposta a ambientes ou agentes insalubres por 15 a 25 anos.
Assim, é necessário que o trabalhador especial tenha muito bem documentado todo o seu histórico profissional para conseguir aproveitar o benefício de trabalhar nesse segmento, que é a aposentadoria especial.
O reconhecimento de atividade especial pode ser obtido através dos documentos abaixo:
Munido de tudo isso, as chances de ter sua aposentadoria especial concedida tranquilamente são bem maiores.
O CNIS (Cadastro Nacional de Informações Sociais) é um documento cujo objetivo é reunir todas as informações relativas aos vínculos trabalhistas e previdenciários dos trabalhadores.
Assim, seu histórico de trabalho está todo documentado ali e, caso haja algum erro nos dados, sua aposentadoria pode não ser concedida.
Por isso, é interessante verificar seu CNIS a fim de garantir que não haja nenhum problema. Caso encontre algo de errado, você pode solicitar a correção e, depois, seguir com o processo de aposentadoria.
Siga os passos abaixo:
Com o seu extrato do CNIS em mãos, analise o documento e verifique os dados documentados ali. Caso encontre algum erro, siga o passo a passo a seguir:
É importante se atentar para o prazo dado pelo INSS e garantir que o envio dos documentos seja feito obedecendo a ele. Feito isso, após análise, seu CNIS será atualizado e você não deverá mais ter problemas para seguir com a aposentadoria.
Apesar de ser chato ter o processo atrasado, é bem simples resolver esses 3 problemas mais comuns para se aposentar. Por isso, agora que você já os conhece, faça questão de contorná-los, certo? Também é uma boa pedida compartilhar a informação com amigos e familiares – quem sabe, você os ajuda a ter um processo de aposentadoria mais direto e sem turbulências.
Afinal, quanto mais fácil e rápida for a trajetória até a aposentadoria, mais cedo vocês poderão aproveitar os benefícios de ser aposentado!
Um deles, e pelo qual muitos dos trabalhadores esperam ansiosamente, é a possibilidade de contratar empréstimos consignados, a modalidade de crédito com a menor taxa de juros do mercado.
Aqui no PB Consignado, oferecemos condições excelentes para os aposentados, com possibilidade de pagamento em até 96 parcelas e recebendo o dinheiro na sua conta em até 30 minutos, via PIX.
Gostou? Acesse nosso site e faça já uma simulação.