Além das diversas vantagens que o trabalho como servidor público municipal já oferece, como estabilidade e reajustes, uma das mais interessantes é ter o direito de fazer o empréstimo consignado.
Essa modalidade é bastante interessante porque conta com uma das menores taxas do mercado, chegando a no máximo 2,08% ao mês. E, por ser vinculado diretamente à renda recebida, o consignado é pouco burocrático e a liberação do crédito é facilitada, o que confere mais agilidade a todo o processo.
A princípio, sim, podendo este ser servidor público ativo, inativo, aposentado ou pensionista. Mas o que precisa ser feito, antes da contratação, é verificar se a instituição para a qual você trabalha tem convênio com bancos que ofereçam essa modalidade de crédito.
Se sim, a contratação é bem fácil, bastando apresentar:
Uma vez verificado que sua instituição de trabalho tem convênio com instituições consignatárias — isto é, que oferecem o empréstimo consignado —, basta escolher uma delas e fazer a sua solicitação. Não é necessário ser correntista.
Para definir o valor total do consignado, porém, é necessário prestar atenção a algo conhecido como margem consignável, que consiste em uma % limite da renda bruta que pode ser comprometida com o empréstimo. Para o caso de servidores públicos, atualmente essa margem é de 35%. Se sua renda é de R$ 10 mil, por exemplo, as parcelas do seu consignado não podem ser maiores que R$ 3,5 mil.
Depois de solicitado, seu consignado passará pelo processo de averbação, isto é, o órgão responsável pela sua folha de pagamento (seu contratante) deverá avaliar e aprovar o seu contrato. Uma vez aprovado, o valor contratado cai diretamente na conta corrente indicada por você.
Uma das grandes vantagens do consignado é que sua taxa máxima é de 2,08%, uma das menores do mercado. Além disso, os prazos costumam variar de 6 a 72 meses, dependendo do valor total contratado e da instituição financeira que está mediando o processo.
Com essas condições, o contratante consegue garantir que seu orçamento familiar não será comprometido, conseguindo lidar com todas as suas obrigações com tranquilidade. Outro ponto interessante é que, por não levar em conta órgãos como SPC e Serasa, o consignado também pode ser contratado normalmente por quem tem nome sujo.
As parcelas são descontadas automaticamente do seu contracheque, então você não precisa se preocupar com um pagamento extra a ser realizado. Isso traz maior segurança e agilidade ao processo, garantindo que nenhuma parcela deixará de ser paga por esquecimento ou perda do prazo.
Se você, servidor público municipal, gostou dessa opção e quer saber mais sobre o que é o empréstimo consignado, acesse este outro texto completo, que sanará todas as suas dúvidas!