Apesar de ser a modalidade de crédito mais segura do mercado brasileiro, o empréstimo consignado não está livre de golpes, o que aflige bastante os beneficiários do INSS na hora de contratar um.
Pensando nisso, escrevemos este artigo para te ajudar a entender e identificar os sinais mais comuns de um golpe e se sentir mais seguro para fazer a sua contratação. Vamos lá?
Os criminosos se passam por funcionários de bancos e até do próprio INSS em ligações telefônicas e oferecem a contratação do empréstimo com benefícios imperdíveis e muitas vantagens, como um valor alto de crédito, taxas de juros baixíssimas e pagamento em muitas parcelas.
A ideia é ser o mais atraente possível para seduzir o beneficiário a passar informações pessoais, como números de cartão e senhas, e até fazer o pagamento antecipado de algum valor, alegando que é necessário dar uma entrada ou garantia para que o crédito seja liberado.
O objetivo do golpe é tanto utilizar esse dinheiro pago antecipadamente pelo beneficiário como usar as informações sigilosas fornecidas, como dados de cartão de crédito, para fazer compras fraudulentas e até contratações de outros empréstimos.
O mais importante de tudo é ficar muito atento quando receber ofertas desse tipo e não se deixar levar pela emoção. Duvide de tudo, questione e cheque as informações:
Além disso, vale ressaltar que a contratação de empréstimo consignado é feita diretamente entre beneficiário e banco, o INSS não oferece empréstimos. Assim, caso um suposto funcionário do INSS entre em contato com você, encerre a conversa.
O próprio Instituto garante que nenhum de seus empregados entra em contato por ligação, sms, e-mail ou aplicativos de mensagens como WhatsApp para oferecer empréstimos consignados e não envia motoboys e portadores para a residência dos beneficiários.
Por fim, como medida de segurança o INSS publicou uma norma, em junho de 2022, que determina que todos os benefícios, tanto os já concedidos como os novos, devem ser bloqueados para a contratação de empréstimos consignados. Dessa forma, caso o beneficiário tenha interesse, deve ele próprio solicitar o desbloqueio antes de fazer a contratação.
Com isso, você minimiza as chances de golpistas terem acesso ao seu benefício, identificarem quanto de margem consignável você tem disponível e tentarem se aproveitar disso.
Se identificar a contratação indevida de um empréstimo consignado em seu nome, você deve imediatamente buscar a instituição financeira em que a contratação foi realizada e informar o golpe, além de registrar uma reclamação no site Consumidor.gov.br, uma plataforma do governo que permite o diálogo direto entre consumidores e empresas para a solução de conflitos.
Além disso, acesse o Meu INSS (portal web ou app Android ou iOS) ou ligue no telefone 135 e solicite o bloqueio do seu benefício, para evitar que um novo golpe seja aplicado.
Também é essencial abrir um Boletim de Ocorrência e avisar outras instituições pertinentes, para que, caso o golpista tente utilizar seus documentos, as instituições já estejam cientes de que se trata de um golpe.
Ufa! Se sente mais seguro agora? São atitudes simples, mas que ajudam muito a evitar que um golpe seja aplicado.
Nós, do PB Consignado, temos o compromisso de lhe trazer informação e segurança. Não deixe de acompanhar o nosso blog para se manter informado acerca de outras novidades e dicas financeiras.