A previdência social no Brasil já tem mais de 100 anos de história e, ao longo de todo esse tempo, as leis que regem as regras de aposentadoria se modificaram diversas vezes, a fim de acompanhar as mudanças político-sociais em nosso país.
Atualmente, em um mundo que muda cada vez mais rápido e a economia mundial é impactada diariamente, quem se aposenta fica cada vez mais suscetível a revezes financeiros inesperados e, por isso, nunca se fez tão necessário se planejar financeiramente para a aposentadoria, a fim de ter uma vida mais tranquila nesse novo período.
Para entender todos os benefícios de se preparar e economizar para a aposentadoria, além de descobrir como fazer isso da melhor forma, continue conosco na leitura deste artigo!
Quando somos jovens, é comum que não pensemos muito sobre a aposentadoria, por parecer uma fase ainda bastante distante. Mas os anos passam bastante rápido e, infelizmente, muitas pessoas chegam à aposentadoria sem muito preparo financeiro, o que as leva a passar por alguns apertos nessa fase da vida que deveria ser mais tranquila.
Em geral, a menos que haja algum acidente ou doença grave, as pessoas se aposentam mais próximas à terceira idade e, embora hoje em dia os idosos tenham muito mais energia, inclusive para continuar a trabalhar, os problemas de saúde tendem a aumentar com o envelhecimento.
Pensando nisso, depender apenas da aposentadoria pode ser uma estratégia ruim, uma vez que os gastos costumam aumentar mais do que o aumento do INSS.
Assim, poupar dinheiro, economizando especialmente para a aposentadoria, é a melhor saída para ter uma velhice com maior bem-estar. E, é claro, começar isso o quanto antes é ainda melhor, mas lembre-se: nunca é tarde para dar o pontapé na sua educação financeira!
Os benefícios de poupar dinheiro para a aposentadoria são inúmeros, mas vamos elencar aqui alguns dos mais importantes:
Como dissemos anteriormente, quanto antes você começar a poupar para a aposentadoria, melhor – já que, provavelmente, você guardará mais dinheiro tendo mais tempo.
Em geral, atualmente as pessoas têm atingido maior estabilidade financeira entre os 30 e 40 anos, que são uma ótima idade para começar a guardar e investir o dinheiro para o futuro. Entretanto, começar aos 50 ou mais também pode render frutos excelentes em prol de uma aposentadoria mais tranquila – o importante é começar!
Isso é possível porque a ideia não é apenas guardar dinheiro embaixo do colchão, mas investir esse dinheiro com sabedoria para que o montante cresça exponencialmente, com a ajuda dos juros compostos.
Algumas opções excelentes de investimentos seguros e que ganham mais corpo a longo prazo, para a sua aposentadoria, são:
Independentemente de sua idade, uma ótima dica para investir para a aposentadoria é investir primeiro na sua educação financeira, pesquisando e estudando a economia atual e conhecendo os detalhes de cada tipo de investimento para se organizar financeiramente da melhor maneira possível.
Instituições financeiras de confiança contam com especialistas em investimentos que podem te ajudar a analisar as suas finanças e escolher os melhores produtos para investir. Assim você poupa com tranquilidade e chega a aposentadoria com o bolso no azul!
Aqui, no blog do PB Consignado, estamos trazendo sempre as melhores dicas para você não cair no aperto financeiro. Que tal ler também o nosso artigo com 4 dicas fundamentais para colocar as contas em dia? Nos vemos lá!