Como calcular a devolução do seguro prestamista?

Como calcular a devolução do seguro prestamista?

Você sabia que, se cancelar o seguro prestamista, pode receber dinheiro de volta? Mas como calcular esse valor? Leia o artigo e veja todos os detalhes.
25.11.2022
7 minutos
Como calcular a devolução do seguro prestamista?

O seguro prestamista é uma opção de proteção ao segurado que, por algum imprevisto, não pode mais cumprir com o pagamento de alguma dívida – um empréstimo, por exemplo. Neste post, explicamos direitinho o que é e como funciona.

No entanto, uma dúvida que ainda pode ter ficado é: o que fazer caso o segurado queira cancelar o seguro contratado? Como calcular a devolução do seguro prestamista? Continue acompanhando o post, pois trouxemos a resposta para isso e mais!

Até quando posso cancelar o seguro prestamista contratado?

Caso você não queira mais contar com essa ajuda, seja por ter se arrependido de contratar ou por ter conseguido um emprego estável, que minimiza as chances de inadimplência, por exemplo, saiba que você pode.

O cancelamento do seguro prestamista pode ser feito a qualquer momento, mesmo que o serviço contratado junto com o seguro ainda não tenha sido quitado.

Assim, caso você tenha feito um empréstimo e contratado o seguro prestamista, mas não quer mais a cobertura oferecida pela apólice, pode solicitar o cancelamento, mesmo se ainda estiver longe de quitar a dívida.

Para isso, basta entrar em contato com a seguradora responsável pelo seu contrato e fazer a solicitação.

Caso solicite o cancelamento, posso ser restituído pelo valor pago?

A restituição do valor pago pelo seguro prestamista contratado pode acontecer em dois casos:

  1. mediante o cancelamento do contrato, que pode ser realizado a qualquer momento, com a devolução do valor pago;
  2. caso o contratante não tenha ciência de que o seguro foi contratado, o valor deve ser devolvido – contratos irregulares como esse não são justos com o contratante e, por isso, lhe garantem direito à restituição.

E como calcular o valor da devolução?

O valor devolvido caso você cancele seu contrato de seguro prestamista é indiretamente proporcional ao tempo em que permaneceu com a cobertura ativa.

Assim, quanto mais tempo tiver passado da vigência total do seguro, menor será o valor recebido no cancelamento.

Para fazer esse cálculo, no caso do seguro prestamista as seguradoras utilizam algo chamado de tabela de prazo curto, que determina, em uma coluna, quantos dias se passaram desde o início da vigência do contrato e, em outra, o percentual do prêmio que será retido – isto é, quanto do valor pago ficará com a seguradora.

Como exemplo, trouxemos a tabela a seguir, mas atenção: cada seguradora tem a sua própria tabela, e isso está descrito no seu contrato. Assim, para calcular com exatidão, confira o seu contrato.

Permanência no seguro Percentual de retenção de prêmio
Até 4,9% 15%
De 5% a 9,9% 25%
De 10% a 14,9% 40%
De 15% a 29,9% 55%
De 30% a 49,9% 70%
De 50% a 69,9% 80%
De 70% a 100% 100%

 

Assim, pela nossa tabela de exemplo, caso você tenha solicitado o cancelamento logo no início do contrato, de forma que não tenham se passado mais do que 4,9% dos dias da vigência do seguro, o valor retido será de 15% do total, portanto, você receberá de volta os 85% restantes.

Ou, ainda segundo nossa tabela de exemplo, caso tenha desistido do seguro já depois da metade da vigência, tendo passado os 65%, você terá direito a uma devolução de 20%, sendo os 80% restantes retidos pela seguradora.

Ou seja, basta analisar a tabela de prazo curto do seu contrato e, com ela em mãos e tendo a data exata da sua solicitação de cancelamento, calcular quanto tempo da vigência já se passou.

A partir disso, encontre a linha correspondente, que determina qual percentual será retido por aquela quantidade de tempo, e faça o cálculo de quanto será devolvido.

Viu como é simples fazer o cálculo da devolução? Mas ressaltamos: como o pagamento do seguro prestamista pode ser parcelado, caso o valor total do prêmio ainda não tenha sido quitado quando você solicitar o cancelamento, talvez você não receba dinheiro de volta, e sim seja abonado de parcelas futuras.

Isso vai depender da quantidade de vezes em que o seguro foi parcelado quando você solicitou o cancelamento e se todas as parcelas já estão pagas quando for cancelado.

 

Agora que você já sabe como funciona o cancelamento e como calcular a devolução do seguro prestamista, não deixe de aproveitar suas vantagens. Afinal, você pode ficar mais tranquilo, pagando pouco por isso, e ainda tem a possibilidade de cancelar quando quiser, recebendo dinheiro de volta!

Você sabia que o empréstimo consignado pode ser contratado junto com um seguro prestamista? O que já era seguro, fica ainda mais seguro! Assim, você garante que não terá chance alguma de ficar inadimplente.

Aproveite a boa notícia e, caso esteja precisando de uma mãozinha nas finanças, acesse o nosso site e faça uma simulação. Oferecemos opções de empréstimos consignados com taxas de juros a partir de 1,5% ao mês e pagamento em até 96 parcelas. Não deixe de conferir!

Imagem de uma Mulher sorrindo com a mensagem: Conte com o Empréstimo consignado para quitar suas dívidas.Imagem de uma Mulher sorrindo com a mensagem: Conte com o Empréstimo consignado para quitar suas dívidas.

Notícias sempre fresquinhas

Cadastre seu e-mail e receba notícias, dicas e informações sobre como cuidar melhor do seu dinheiro
Imagem de um Homem utilizando um smartphone com a mensagem: Conte com o PB Consignado para quitar suas dívidas.