Como desbloquear benefício do INSS para empréstimos?

Como desbloquear benefício do INSS para empréstimos?

Quer fazer um empréstimo consignado com seu benefício do INSS, mas ele está bloqueado? Veja neste post como fazer o desbloqueio!
26.4.2023
7 minutos
Como desbloquear benefício do INSS para empréstimos?

O empréstimo consignado é uma das grandes vantagens que os beneficiários do INSS têm. Entretanto, ao tentar fazer a solicitação dessa modalidade de crédito, algumas pessoas se deparam com a informação de que seu benefício está bloqueado.

Quer entender por que isso acontece e como fazer o desbloqueio? Então é só continuar conosco nesta leitura!

Por que meu benefício está bloqueado?

Primeiro, saiba que existem alguns motivos para que seu benefício do INSS esteja bloqueado para fazer empréstimos consignados. Mas não precisa se preocupar! Na maior parte das vezes, fazer o desbloqueio é bem simples.

Veja, a seguir, as quatro razões possíveis para seu benefício estar bloqueado.

1. Benefício novo

Uma situação bastante comum em que as pessoas não conseguem fazer empréstimos consignados é quando acabaram de receber a concessão de seu benefício no INSS.

Isso acontece porque existe uma carência de 180 dias para que novos beneficiários possam solicitar essa modalidade de crédito. Assim, durante esse período, o benefício fica bloqueado.

Entretanto, por mais que o segurado do INSS precise esperar esse prazo, a solicitação do desbloqueio pode ser feita após 30 dias do início do recebimento do benefício.

Nesse caso, assim que o período de 180 dias for cumprido, o empréstimo consignado já poderá ser feito.

2. Bloqueio solicitado pelo beneficiário

Uma das razões para que fosse implementado, em junho de 2022, o bloqueio de benefícios para empréstimo consignado foi a segurança dos beneficiários. Isso porque, com o benefício desbloqueado, as chances de ocorrerem golpes e fraudes é maior.

Sendo assim, na ocasião, o próprio INSS bloqueou todos os benefícios consignáveis e passou a exigir a obrigatoriedade da solicitação do desbloqueio pelo próprio beneficiário apenas quando quisesse, de fato, buscar crédito.

Portanto, há casos em que o beneficiário solicitou o desbloqueio para fazer um empréstimo e, depois, o bloqueou novamente, para garantir a sua segurança.

Caso tenha se esquecido de que esse processo foi feito, você pode ser surpreendido ao tentar fazer um novo empréstimo e descobrir o bloqueio. Mas não tem problema, a solicitação de desbloqueio é um processo supersimples que ensinaremos mais adiante.

3. Benefício não consignável

Outro motivo pelo qual você pode não estar conseguindo fazer o empréstimo é o seu benefício do INSS não ser consignável. Isso quer dizer que nem todos os benefícios administrados pelo Instituto dispõem de margem consignável.

Um exemplo é o auxílio-acidente que, apesar de ser oferecido pelo INSS, não dá direito a fazer o empréstimo consignado. E também há casos mais esporádicos, como o do BPC, que teve suas operações de crédito interrompidas pelo INSS após ter sido consignável por um tempo.

Nesses casos, realmente não é possível fazer o empréstimo consignado, uma vez que o próprio benefício não é consignável.

Uma possibilidade, em algumas situações, é transformar o BPC em aposentadoria e, assim, voltar a ter direito ao empréstimo consignado.

4. Bloqueio feito pelo INSS

Esta última razão de bloqueio do seu benefício pode ser a mais complexa de resolver. Isso porque ela ocorre quando o próprio INSS encontra alguma irregularidade no seu benefício e determina o bloqueio para empréstimos.

Isso pode acontecer quando o beneficiário tem alguma prática indevida relacionada à solicitação de crédito ou há alguma suspeita de fraude. No entanto, o INSS é obrigado a informar o segurado imediatamente sobre o bloqueio.

Nesse caso, é necessário entrar em contato com o INSS e verificar o que houve e como a situação pode ser resolvida. Apenas solicitar o desbloqueio não será suficiente, está bem?

Como desbloquear meu benefício para empréstimos?

Se o seu benefício é consignável e está bloqueado apenas por segurança ou por ser um benefício novo, a solicitação de desbloqueio pode ser feita de maneira simples e rápida pelo sistema virtual Meu INSS, seja no site ou aplicativo, disponível para Android e iOS.

Conheça abaixo o passo a passo para fazer a solicitação:

  1. abra o site ou app do Meu INSS;
  2. faça o login com as suas informações cadastradas – caso seja seu primeiro acesso, confira aqui como se cadastrar;
  3. em seguida, selecione a opção “Novo pedido”;
  4. na barra de pesquisa, digite “Desbloquear” e selecione a opção “Bloquear/Desbloquear Benefício para Empréstimo Consignado – Atendimento à distância” quando aparecer;
  5. selecione “Novo Requerimento” e siga os passos indicados na tela para finalizar a solicitação.

Prontinho! Viu como é simples solicitar o desbloqueio do seu benefício do INSS para fazer empréstimos consignados? Essa modalidade de crédito é a mais segura e com as menores taxas do Brasil, vale muito a pena.

Aqui, no PB Consignado, você encontra as melhores condições para fazer o seu consignado, com taxas baixíssimas e podendo pagar em até 84 vezes.

Ficou interessado? Então, é só desbloquear o seu benefício e fazer uma simulação conosco agora mesmo!

Imagem de uma Mulher sorrindo com a mensagem: Conte com o Empréstimo consignado para quitar suas dívidas.Imagem de uma Mulher sorrindo com a mensagem: Conte com o Empréstimo consignado para quitar suas dívidas.

Notícias sempre fresquinhas

Cadastre seu e-mail e receba notícias, dicas e informações sobre como cuidar melhor do seu dinheiro
Imagem de um Homem utilizando um smartphone com a mensagem: Conte com o PB Consignado para quitar suas dívidas.