Se você é contribuinte ou dependente do INSS, este texto é pra você. Existem muitas pessoas que são beneficiários dependentes e têm dúvidas sobre o tema, então acompanhe o texto que vamos falar de quem tem direito, como fazer a declaração ou a emissão de certidão de dependentes e muito mais.
Segundo o INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), é considerado dependente todo e qualquer cidadão dependente do segurado que tenha um vínculo familiar com o contribuinte da Previdência Social. Para ser considerado dependente, essa pessoa deve se enquadrar em um dos critérios básicos de dependência, econômica ou familiar.
Segundo a legislação, há uma lista divulgada pelo Governo Federal com os dependentes elegíveis e a ordem de prioridade, são eles:
Lembrando que são considerados companheiros aqueles que têm uma união estável com o segurado (a) do INSS. Além disso, também têm direito ao benefício o cônjuge separado de fato, divorciado ou separado judicialmente, desde que seja beneficiário de pensão alimentícia, mesmo que o benefício já tenha sido solicitado e concedido ao companheiro (a). Os companheiros do mesmo sexo também compõem a lista dos dependentes desde que seja comprovada a união estável.
Geralmente os principais direitos são o auxílio-reclusão; serviço social; reabilitação profissional e a pensão por morte, considerado um dos mais populares e importantes. Nesses casos de pensão por morte, é um benefício previdenciário pago mensalmente aos dependentes de um beneficiário do INSS que veio a falecer. A pensão pode ser paga a partir da data do óbito, do requerimento no INSS ou decisão judicial, no caso de morte presumida.
Para realizar a declaração de dependente, é preciso que o beneficiário solicite ao INSS o documento Certidão de Inexistência de Dependentes Habilitados à Pensão por Morte, além das documentações de identificação de cada dependente elegível que você pode consultar diretamente na página de dependentes do Governo Federal. Não é necessário se dirigir até uma agência para realizar o processo, é só acessar o portal do INSS na internet ou no aplicativo oficial.
Para pedir o serviço é fácil, basta seguir os passos abaixo:
Já para acompanhar o processo ou consultar o resultado, siga as etapas:
Ainda ficou com alguma dúvida? Procure os canais de atendimento do INSS no telefone 135 ou pelo site Meu INSS. Você também pode instalar o aplicativo Meu INSS para Android ou IOS gratuitamente.
Agora que você já sabe como funciona o sistema de dependentes do INSS, que tal virar um cliente PB Consignado? Com a gente você encontra uma das taxas mais baixas do mercado e ainda aproveita várias outras vantagens do empréstimo consignado.