Muita gente já ouviu falar sobre o seguro prestamista, afinal, esse tipo de seguro é combinado a muitas modalidades de crédito bastante conhecidas no Brasil.
No entanto, nem todo mundo sabe exatamente o que é o seguro prestamista e para que ele serve. Quer descobrir? Então aproveite e continue a leitura deste artigo, pois separamos todos os detalhes que você precisa saber a respeito!
O seguro prestamista, assim como as demais modalidades de seguro, tem como objetivo primordial a proteção em situações inesperadas. Mas o que o diferencia é justamente o que ele protege.
Esse tipo de seguro existe para garantir o pagamento de parcelas de consórcios, financiamentos e empréstimos em caso de inadimplência. Ou seja, caso ocorra algo que impeça o contratante de pagar suas parcelas, o seguro prestamista irá cobri-las.
Então, se você associou a palavra “prestamista” com “prestações”, está no caminho certo. E o seguro prestamista tem sido cada vez mais importante, devido à instabilidade econômica que se acentuou com a pandemia de covid-19.
Isso porque estamos mais atentos e preocupados com as nossas dívidas, o que consequentemente faz valer a pena garantir que conseguiremos cumprir nossas responsabilidades, mesmo que haja algum imprevisto.
Como dissemos, essa modalidade de seguro tem sido muito valorizada atualmente, pois traz mais tranquilidade na hora de fazer algum parcelamento.
Sendo assim, o seguro prestamista pode ser contratado em diversas transações, como:
Como sabemos, estamos sempre sujeitos a eventos inesperados, e os seguros servem justamente para nos apoiar nos imprevistos que podem ter consequências difíceis e negativas.
No caso específico do seguro prestamista, a cobertura das parcelas (total ou parcial) é garantida caso ocorra ao titular segurado algum dos casos abaixo:
Como o seguro prestamista tem o objetivo de garantir o pagamento de uma dívida em casos de inadimplência, sua vigência é a mesma do parcelamento.
Por exemplo, se você fizer um empréstimo ou financiamento em 48 meses (ou quatro anos), o seguro prestamista estará ativo, também, durante esses meses.
O seguro prestamista é uma modalidade opcional. No entanto, por mais que não haja obrigatoriedade, ele é altamente recomendado, especialmente em casos de parcelamentos com prazos mais longos, afinal, quanto mais tempo durar a sua dívida, maiores são as possibilidades de imprevistos acontecerem, certo?
Além disso, se você é autônomo e não tem uma renda fixa, ou está em um emprego instável, o seguro prestamista pode ser uma boa opção para você ficar mais tranquilo ao fazer seus parcelamentos.
Além da vantagem mais óbvia, que é a de não ficar inadimplente, fazer um seguro prestamista ainda tem outras vantagens. Confira abaixo.
A primeira delas é garantir a posse do bem que você adquiriu. Em casos de financiamento, como de carros, imóveis ou outros produtos, a inadimplência pode levar você a perder o que comprou.
Isso porque as instituições que parcelaram o bem precisam ter alguma garantia caso o comprador não esteja cumprindo com o pagamento das prestações. E, nesses casos, os bens ou produtos acabam sendo recolhidos legalmente.
E o que torna essa possibilidade ainda pior é que, em geral, você perde o seu bem sem sequer reaver os valores que já pagou. Todos saem perdendo.
Mas com o seguro prestamista isso não acontece, pois basta acionar a seguradora caso você tenha um imprevisto que impossibilite o pagamento das parcelas e ela cobrirá a sua dívida, total ou parcialmente, a depender do seu contrato.
Outra grande vantagem de contratar o seguro prestamista quando você fizer algum parcelamento é evitar o pagamento de juros exorbitantes.
Como o seguro cobre as suas parcelas, caso você não consiga pagá-las devido a algum dos incidentes que estão na cobertura, não haverá o acúmulo dos juros de não pagamento, que costumam ser bem altos.
E então, gostou de entender o que é o seguro prestamista e para que ele serve? Pensando em todas as informações que demos aqui, dá para perceber que esse tipo de seguro pode ser muito vantajoso em várias situações.
Uma delas é na contratação de um empréstimo consignado. Ou seja, além de ser a modalidade de empréstimo mais segura e com os menores juros do país, você ainda tem a possibilidade de garantir o pagamento das parcelas em caso de imprevistos com o seguro prestamista.
Aqui, no PB Consignado, você encontra as melhores condições para fazer um empréstimo consignado, com juros a partir de apenas 1,5% ao mês e parcelamento em até 96 vezes.
Ficou interessado? Então faça já uma simulação em nosso site para dar uma olhada em todas essas vantagens!