O saque-aniversário FGTS está disponível para todos os trabalhadores que têm contas ativas ou inativas no fundo de garantia desde 2020, mas ainda causa algumas dúvidas.
Pensando nisso, neste post você encontra detalhes sobre como ele funciona e por que é vantajoso optar por ele. Vamos lá?
Esta é uma modalidade de saque que disponibiliza para o trabalhador uma parcela anual, no mês de seu aniversário, do dinheiro acumulado em suas contas do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS).
O saque-aniversário é opcional e, ao optar por ele, o trabalhador abre mão do saque-rescisão, que é a modalidade de saque padrão desse sistema. O saque-rescisão é aquele que permite que o trabalhador receba todo o saldo do seu FGTS, além de multa rescisória de 40%, em caso de demissão sem justa causa.
Para optar pelo saque-aniversário, basta acessar o aplicativo FGTS ou ir a uma agência da Caixa Econômica Federal e sinalizar seu interesse.
A partir da opção, você passará a receber, anualmente, uma parcela do seu saldo do FGTS, sempre no mês do seu aniversário. O pagamento é feito de maneira automática para a conta bancária indicada no aplicativo, assim, basta aguardar que o dinheiro cairá rapidamente na sua conta.
Para receber o saque-aniversário no mesmo ano, é necessário optar por ele até o último dia do mês de seu aniversário.
Vale ressaltar, também, que uma vez feita a opção o trabalhador deve aguardar 2 anos de carência caso deseje retornar à modalidade de saque-rescisão.
O modelo de saque tradicional, que é o saque-rescisão, é muito restrito, podendo ser feito apenas em algumas situações específicas. Assim, mantém o valor “preso”, sem que o trabalhador tenha acesso a um dinheiro que já é seu. Confira quando o saque-rescisão pode ser feito:
Já o saque-aniversário, por outro lado, veio como forma de democratizar o acesso ao saldo do FGTS, permitindo que qualquer trabalhador possa recebê-lo e, inclusive, usá-lo para ter uma ajuda no planejamento financeiro.
A parcela anual pode ser utilizada de várias maneiras estratégicas, seja o pagamento de dívidas ou a realização de sonhos. Além disso, outra ótima notícia para o trabalhador é a possibilidade de antecipar o saque-aniversário, de maneira a receber de uma só vez as parcelas pagas ano a ano, assim acumulando o valor em um montante maior.
A antecipação funciona como um empréstimo: com o intermédio de uma instituição financeira de sua preferência, você recebe de uma vez até 10 parcelas do seu saque-aniversário, pagando uma taxa de juros baixíssima pela operação.
O processo é supersimples e seguro, colocando no seu bolso de maneira prática um dinheiro que, de outra forma, estaria bloqueado. Ao receber o valor, você pode usá-lo da maneira que preferir, como quitar dívidas mais caras, fazer um curso, realizar sonhos ou até investir, para fazer o montante crescer ainda mais!
Optar pelo saque-aniversário FGTS é muito vantajoso. Ao fazer isso, você tem mais controle sobre sua vida financeira, deixando perto de você recursos que podem ser necessários a qualquer momento, mas que normalmente estariam bloqueados.
Além disso, fazer a antecipação do saque-aniversário transforma as parcelas anuais em um belo montante acumulado, capaz de te ajudar muito na reorganização financeira.
Ficou interessado? Aqui, no PB Consignado, você encontra opções excelentes para fazer a antecipação de até 10 parcelas, recebendo o dinheiro na sua conta em pouquíssimo tempo. Acesse agora nosso site e faça uma simulação gratuita!