Quem nunca recebeu aquela ligação que finge ser do banco, né? Quando você contrata os serviços de uma instituição financeira, um dos requisitos mais importantes é a segurança. Afinal, é por lá que você vai movimentar seu dinheiro, seus benefícios e seus empréstimos.
Mas, apesar de priorizar a segurança, as fraudes ainda são muito presentes no dia a dia de todos — às vezes, vazamentos de dados pelas instituições podem acarretar em tentativas de golpes, por exemplo.
Segundo o Indicador de Tentativas de Fraudes do Serasa Experian, no primeiro semestre de 2025 as tentativas de fraude no setor bancário e de cartões subiram 21,5% em relação ao ano de 2024.
A frustração causada por cair em um golpe é grande, mas o que pode piorar a situação ainda mais é o prejuízo: você sempre acaba perdendo alguma quantia de dinheiro. Existem algumas medidas que podem ajudar você a não cair em fraudes ou golpes, veja alguns exemplos:
Essa funcionalidade está presente em muitos aplicativos: ela serve para adicionar uma camada extra de segurança que vai além da sua senha na hora de fazer o login. Normalmente, quando você ativa a autenticação de 2 fatores, o aplicativo envia outro código para o seu telefone — você só consegue entrar na sua conta com esse código e a senha.
Esse método ajuda a bloquear acessos que não são feitos por você, evitando fraudes e a exposição dos seus dados pessoais. Não deixe de ativar essa opção nos seus aplicativos, principalmente os bancários.
Quando você cria uma nova senha, é comum que a própria plataforma alerte sobre a força — uma senha forte é mais difícil de ser roubada, e uma senha fraca torna o processo de fraude mais fácil. Aposte em caracteres especiais, misture letras maiúsculas e minúsculas e acrescente números para uma senha mais segura. Mas não esqueça: é importante não utilizar as mesmas senhas em todas as suas contas e evitar dados pessoais (data de nascimento, por exemplo).
Muitas pessoas caem em golpes na internet pois clicam em links que não são confiáveis — eles podem chegar por SMS e por e-mail, mas podem também ser encontrados em sites fraudulentos. Antes de clicar em links, verifique se você está em um site confiável e da empresa real (verifique o endereço da página e fique atento aos pequenos detalhes). Em caso de SMS e e-mails, observe o remetente (o número de telefone ou o e-mail).
Você usa o aplicativo do banco no celular? Lembre-se de encerrar a sessão depois de finalizar o que estava fazendo. Também ressaltamos, novamente, a importância de adicionar a autenticação de 2 fatores para esse aplicativo — assim você evita possíveis fraudes.
Assim como os links fraudulentos que podem chegar no seu celular via mensagem, é importante também se atentar às ligações que você recebe. Hoje em dia, muitos celulares já avisam que a ligação é spam, mas, se você atender uma ligação que não foi identificada como spam e informarem você sobre compras indevidas no seu cartão de crédito, ligue o sinal de alerta. Antes de qualquer coisa, desligue a chamada e verifique com a sua instituição bancária diretamente pelo aplicativo ou por um número de telefone confiável.
Hoje em dia, as tentativas de fraude ou golpe vão além do envio de SMS ou e-mail — elas também estão nos aplicativos de mensagem, como o whatsapp. Muitos golpistas se aproveitam de vazamentos de dados para enviar mensagens se passando por parentes ou amigos pedindo dinheiro emprestado. Fique atento, não compartilhe dados sensíveis e sempre confirme com a pessoa por outra plataforma ou por ligação.
Na hora de fazer um pix, é importante ficar alerta para algumas coisas:
Quando uma fraude ou golpe acontece, é importante que você saiba detectar o problema e que a solução seja rápida. Nesses momentos, a velocidade ajuda a evitar que coisas piores aconteçam. Então, busque se acalmar e pensar de forma racional, assim tudo fica mais simples. Veja algumas dicas:
O Selo de Prevenção a Fraudes faz parte de uma pesquisa realizada pela Confederação Nacional das Instituições Financeiras (CNF) sobre as instituições com as melhores práticas em prevenção, combate e conscientização sobre fraudes e golpes no setor financeiro.
Em junho de 2025, o Paraná Banco recebeu a certificação, que demonstra o compromisso com a segurança dos nossos clientes. Aqui, seus dados estão bem cuidados e protegidos. Pode confiar!
No Paraná Banco, sua segurança é a nossa prioridade. Que tal saber mais sobre o assunto no artigo Segurança Digital para Idosos? Nos vemos lá!