Saiba como evitar golpes financeiros, proteger suas informações e agir rapidamente em caso de fraudes.

Quem nunca recebeu aquela ligação que finge ser do banco, né? Quando você contrata os serviços de uma instituição financeira, um dos requisitos mais importantes é a segurança. Afinal, é por lá que você vai movimentar seu dinheiro, seus benefícios e seus empréstimos.
Mas, apesar de priorizar a segurança, as fraudes ainda são muito presentes no dia a dia de todos — às vezes, vazamentos de dados pelas instituições podem acarretar em tentativas de golpes, por exemplo.
Segundo o Indicador de Tentativas de Fraudes do Serasa Experian, no primeiro semestre de 2025 as tentativas de fraude no setor bancário e de cartões subiram 21,5% em relação ao ano de 2024.
A frustração causada por cair em um golpe é grande, mas o que pode piorar a situação ainda mais é o prejuízo: você sempre acaba perdendo alguma quantia de dinheiro. Existem algumas medidas que podem ajudar você a não cair em fraudes ou golpes, veja alguns exemplos:

Essa funcionalidade está presente em muitos aplicativos: ela serve para adicionar uma camada extra de segurança que vai além da sua senha na hora de fazer o login. Normalmente, quando você ativa a autenticação de 2 fatores, o aplicativo envia outro código para o seu telefone — você só consegue entrar na sua conta com esse código e a senha.
Esse método ajuda a bloquear acessos que não são feitos por você, evitando fraudes e a exposição dos seus dados pessoais. Não deixe de ativar essa opção nos seus aplicativos, principalmente os bancários.
Quando você cria uma nova senha, é comum que a própria plataforma alerte sobre a força — uma senha forte é mais difícil de ser roubada, e uma senha fraca torna o processo de fraude mais fácil. Aposte em caracteres especiais, misture letras maiúsculas e minúsculas e acrescente números para uma senha mais segura. Mas não esqueça: é importante não utilizar as mesmas senhas em todas as suas contas e evitar dados pessoais (data de nascimento, por exemplo).
Muitas pessoas caem em golpes na internet pois clicam em links que não são confiáveis — eles podem chegar por SMS e por e-mail, mas podem também ser encontrados em sites fraudulentos. Antes de clicar em links, verifique se você está em um site confiável e da empresa real (verifique o endereço da página e fique atento aos pequenos detalhes). Em caso de SMS e e-mails, observe o remetente (o número de telefone ou o e-mail).
Você usa o aplicativo do banco no celular? Lembre-se de encerrar a sessão depois de finalizar o que estava fazendo. Também ressaltamos, novamente, a importância de adicionar a autenticação de 2 fatores para esse aplicativo — assim você evita possíveis fraudes.
Assim como os links fraudulentos que podem chegar no seu celular via mensagem, é importante também se atentar às ligações que você recebe. Hoje em dia, muitos celulares já avisam que a ligação é spam, mas, se você atender uma ligação que não foi identificada como spam e informarem você sobre compras indevidas no seu cartão de crédito, ligue o sinal de alerta. Antes de qualquer coisa, desligue a chamada e verifique com a sua instituição bancária diretamente pelo aplicativo ou por um número de telefone confiável.
Hoje em dia, as tentativas de fraude ou golpe vão além do envio de SMS ou e-mail — elas também estão nos aplicativos de mensagem, como o whatsapp. Muitos golpistas se aproveitam de vazamentos de dados para enviar mensagens se passando por parentes ou amigos pedindo dinheiro emprestado. Fique atento, não compartilhe dados sensíveis e sempre confirme com a pessoa por outra plataforma ou por ligação.
Na hora de fazer um pix, é importante ficar alerta para algumas coisas:
Quando uma fraude ou golpe acontece, é importante que você saiba detectar o problema e que a solução seja rápida. Nesses momentos, a velocidade ajuda a evitar que coisas piores aconteçam. Então, busque se acalmar e pensar de forma racional, assim tudo fica mais simples. Veja algumas dicas:
O Selo de Prevenção a Fraudes faz parte de uma pesquisa realizada pela Confederação Nacional das Instituições Financeiras (CNF) sobre as instituições com as melhores práticas em prevenção, combate e conscientização sobre fraudes e golpes no setor financeiro.
Em junho de 2025, o Paraná Banco recebeu a certificação, que demonstra o compromisso com a segurança dos nossos clientes. Aqui, seus dados estão bem cuidados e protegidos. Pode confiar!
No Paraná Banco, sua segurança é a nossa prioridade. Que tal saber mais sobre o assunto no artigo Segurança Digital para Idosos? Nos vemos lá!