Você sabia que pode diminuir o valor total pago pelo seu empréstimo consignado? Com a portabilidade, você pode conseguir condições melhores de juros e prazos para quitar seu contrato com mais tranquilidade e ainda liberar parte da sua margem consignável.
Para saber como funciona esse processo para reduzir os juros do consignado, continue conosco nesta leitura e entenda todos os detalhes!
A portabilidade do empréstimo consignado é um processo muito vantajoso para quem busca melhores condições de pagamento em contratos ativos. Ou seja, se você já tem um consignado em seu nome, é possível ter mais facilidades para pagá-lo.
Nesse caso, o que acontece é a transferência do seu contrato ativo de uma instituição financeira para outra que ofereça oportunidades mais atrativas.
Com isso, você pode conseguir taxas mais baixas, um prazo melhor e até mesmo receber troco na portabilidade – um valor referente à diferença de valor entre o seu saldo devedor na instituição atual e o valor do contrato novo.
Assim, você reduz o valor da parcela e alivia seu orçamento, fugindo de juros abusivos. Além disso, o troco cai direto na sua conta e você tem total liberdade para usar como quiser.
O funcionamento é bem simples: primeiramente, é necessário pesquisar instituições financeiras confiáveis que ofereçam empréstimos consignados – a portabilidade é um processo regulamentado pela Resolução CMN n° 5.057 do Banco Central do Brasil e, portanto, nenhum banco ou instituição financeira pode se negar a fazê-la.
Após encontrar a instituição que ofereça as melhores condições para você, basta entrar em contato com ela solicitando a portabilidade e, assim, a sua dívida com o banco anterior é quitada por ela e um novo contrato é assumido com a nova instituição.
Depois disso, o tempo para que a portabilidade seja concluída pode variar de acordo com a instituição, mas em geral o processo costuma levar de 5 a 15 dias úteis, nos quais será feita uma análise de crédito e a assinatura do novo contrato.
Para solicitar sua portabilidade, é importante ter algumas informações sobre o seu contrato ativo (o que você vai transferir) em mãos:
Você pode ter acesso a todos esses dados entrando em contato com a instituição com a qual fez o empréstimo para acessar o extrato com o saldo devedor, também conhecido como Demonstrativo Descritivo de Crédito (DDC).
Como dissemos, a portabilidade é um procedimento regulamentado pelo Conselho Monetário Nacional (CMN) do Banco Central do Brasil. Portanto, é totalmente seguro e é um direito seu para melhorar as condições de pagamento do seu consignado.
Mas vale ressaltar que é de suma importância procurar instituições financeiras confiáveis para fazer a sua portabilidade, afinal, quando há dinheiro em jogo, sempre há espaço para oportunistas e criminosos tentarem cometer fraudes e golpes.
O golpe da portabilidade, infelizmente, é bastante comum, mas você pode evitá-lo facilmente cuidando do seus dados, desconfiando sempre que for contatado por instituições financeiras e analisando bem as propostas antes de fechar qualquer negócio.
Aqui, no PB Consignado, você encontra as melhores condições para fazer a sua portabilidade e reduzir os juros do consignado, com segurança total e rapidez no atendimento.
Para conhecer nossas ofertas, faça agora mesmo uma simulação de portabilidade sem compromisso em nosso site. Estamos sempre à disposição para atender você da melhor forma!