A aposentadoria é um momento muito aguardado pela maioria dos brasileiros – isso porque é depois de se aposentar que a pessoa terá tempo para realizar sonhos e se dedicar a novos projetos, vivendo essa fase da vida com mais tranquilidade ao ter o respaldo do benefício do INSS.
Mas, para garantir que tudo ocorra sem grandes problemas, o ideal é se preparar desde já para que o processo de aposentadoria seja o mais tranquilo possível.
Assim, confira abaixo as 4 dicas que separamos para você saber como planejar a aposentadoria com antecedência. Confira!
Acompanhe os tópicos a seguir e esteja preparado!
Antes de dar entrada na sua aposentadoria, é essencial estar com os documentos em ordem. Assim, separe um tempinho para verificar se tem tudo em mãos.
Os documentos básicos e necessários para as aposentadorias mais comuns (por idade, tempo de contribuição, pontos ou regras de transição da Reforma da Previdência) são:
No entanto, algumas modalidades de aposentadoria necessitam de outros documentos e comprovações. São elas:
Ter algum problema ou pendência no seu CNIS pode significar problemas e atraso na hora de solicitar a sua aposentadoria. Por isso, verifique se tudo está correto e, caso contrário, faça as atualizações e correções necessárias.
Não é incomum que, durante o processamento dos dados, o INSS encontre algum erro de natureza trabalhista e, para resolvê-lo, o trabalhador deve fornecer os documentos comprobatórios.
Por exemplo, é possível que a empresa para a qual uma pessoa trabalhou não tenha feito o recolhimento previdenciário correto ou mesmo que o pagamento das contribuições tenha sido realizado de maneira incorreta, com um código de GPS que não era adequado para o trabalhador em questão.
Assim, consulte e, se necessário, atualize seus dados do CNIS:
Com a Reforma da Previdência, de novembro de 2019, muitas coisas relacionadas à aposentadoria mudaram. Sendo assim, caso ainda não tenha direito adquirido – isto é, ainda não possa se aposentar pelas regras antigas –, é necessário conhecer muito bem as regras de transição e entender qual é a melhor para o seu caso.
Preparamos um post comentando algumas das regras e separando as melhores opções para pessoas na faixa dos 40, 50 e 60 anos. Confira aqui e identifique qual o seu caso.
Embora na maioria dos casos a contratação de um advogado para se aposentar não seja necessária, você pode optar por buscar o auxílio do profissional se tiver algum problema no processo ou mesmo se estiver se sentindo inseguro em relação a qual é a melhor opção para o seu caso.
Por isso, considere também essa opção como parte do planejamento da sua aposentadoria – afinal, com a expectativa de vida crescendo cada vez mais, essa nova fase, de aposentado, não deve ser menos importante, concorda?
Saber como planejar a aposentadoria tem muito a ver com se organizar com antecedência, estar antenado nas mudanças, como as da Reforma da Previdência, e entender que não existe uma fórmula certa que se aplique a todos os casos.
Respeite a individualidade da sua vida profissional e identifique qual das regras se encaixa melhor com o seu histórico. Certamente há uma opção interessante para você!
Depois disso, chegará o momento de aproveitar os benefícios que são direito de todo aposentado, além de, como falamos na introdução, aproveitar o momento para realizar sonhos e se dedicar a outros projetos.
Um dos benefícios dos aposentados é a possibilidade de contratação dos empréstimos consignados, a modalidade de crédito mais vantajosa do mercado, com taxas de juros baixíssimas e possibilidade de pagamento em até 96 parcelas.
Não deixe de conferir o site do PB Consignado e fazer uma simulação para saber o tipo de oportunidade que você pode ter quando se aposentar. Estaremos aqui para te apoiar.