Um assunto que costuma chamar bastante a atenção dos brasileiros e causar muitas dúvidas é a aposentadoria. Afinal, não é de hoje que as pessoas ficam inseguras sobre se o valor pago de benefício pelo INSS será suficiente para sustentá-las na melhor idade.
Pensando nisso, escrevemos este post, que reúne informações sobre como ganhar mais na aposentadoria. Continue a leitura!
Bem, a resposta é sim, mas é necessário ficar bem claro que não existe nenhuma mágica.
Resumidamente, a aposentadoria funciona da seguinte forma: ao longo da vida, os trabalhadores contribuem mensalmente para o INSS, que então utiliza esse dinheiro coletado para fazer o pagamento dos benefícios de outros beneficiários, que estão recebendo agora.
Assim, o valor descontado do seu salário hoje é utilizado para pagar a aposentadoria de outro beneficiário – e, quando chegar a sua vez de se aposentar, é a contribuição de outro trabalhador que custeará o seu benefício.
Além disso, o valor recebido de benefício está diretamente atrelado à contribuição feita pelo beneficiário ao longo da vida – tanto ao tempo quanto à porcentagem.
Por isso, para ganhar mais na aposentadoria é importante que as contribuições sejam o mais frequentes possíveis. Da mesma maneira, contribuições mais altas também se traduzem, no futuro, em um benefício mais significativo.
De maneira geral, cidadãos brasileiros que atuam sob o regime da CLT contribuem com cerca de 7,5% do salário ao INSS mensalmente. É importante lembrar, também, que esse percentual varia para categorias como MEI ou empresários de outros regimes.
Assim, o ideal é aumentar essa taxa para que, lá na frente, isso signifique um benefício maior. O trabalhador pode fazer contribuições avulsas, além daquelas já descontadas do salário, caso seja funcionário de alguma empresa, ou pagas no DAS, caso seja MEI.
Neste post ensinamos em detalhes a pagar a GPS, Guia da Previdência Social. Não deixe de conferir!
Caso o aposentado queira ganhar mais, mas não deseje contribuir ao INSS com um percentual maior, ele ainda tem algumas alternativas.
Uma delas é contar com uma previdência privada, também conhecida como aposentadoria privada.
A previdência privada, de maneira geral, funciona como um seguro, em que o contratante paga mensalmente um valor determinado em contrato com a instituição que oferece a previdência (o mais comum são bancos) e, no futuro, pode receber dessa “poupança” que foi acumulando ao longo dos anos.
É como se fosse uma aposentadoria mesmo, mas sem que o valor seja descontado do salário do trabalhador – é algo extra, podendo inclusive complementar o benefício do INSS.
Essa opção é especialmente interessante para funcionários de empresas que oferecem a previdência privada como benefício: o funcionário paga determinado valor por mês e a empresa paga esse mesmo valor, resultando em um fundo previdenciário dobrado.
Outra opção para os aposentados que querem ganhar mais, mas preferem não fazer uma previdência privada, é se voltar para os investimentos. O mercado dispõe de muitas opções para quem quer guardar dinheiro e fazê-lo multiplicar e, com alguma dedicação, é possível conseguir resultados bastante significativos, que são uma bela adição ao benefício recebido pelo INSS.
Neste post trazemos informações sobre como aposentados podem começar a investir e quais as melhores opções.
Por fim, outra opção para aumentar a renda na aposentadoria é continuar trabalhando. Isso tem se tornado cada vez mais comum, dado que a expectativa de vida hoje em dia é bem alta e as pessoas se aposentam ainda cheias de vitalidade e sonhos para realizar.
Assim, abrir o próprio negócio ou comprar uma franquia são algumas ideias para manter a vida profissional ativa depois da aposentadoria. Neste post listamos as 10 profissões ideais para a melhor idade.
Ganhar mais na aposentadoria é possível com organização e disposição. Lembre-se de que o tempo é o seu melhor amigo. Assim, quanto antes você começar a aumentar as contribuições ou poupar para uma previdência privada ou um investimento, maiores serão os frutos a colher no futuro.
Além disso, outro benefício que a aposentadoria traz é a possibilidade de contratação de empréstimos consignados, a modalidade de crédito com as menores taxas de juros de todo o Brasil.
Aqui, no PB Consignado, a contratação é 100% digital e segura e você pode fazer o pagamento em até 84 parcelas. Ficou interessado? Acesse agora o nosso site e faça uma simulação gratuita.