O seguro prestamista é uma modalidade de seguro que tem sido cada vez mais contratada. Isso porque ele tem o objetivo de garantir o pagamento de prestações feitas pelo segurado caso este não consiga pagá-las.
A partir da pandemia de covid-19, por conta da crise econômica que estamos vivendo, esse tipo de seguro ganhou mais espaço porque os consumidores têm buscado se proteger em casos de imprevistos que possam impedi-los de cumprir com o pagamento de suas dívidas.
Então, não há dúvidas de que o seguro prestamista pode ser muito vantajoso para quem faz compras parceladas, financiamentos, consórcios e empréstimos, não é mesmo?
Mas você sabe como essa modalidade funciona na prática? Continue lendo este artigo, pois te contaremos tudo!
O seguro prestamista está disponível para contratação caso você faça:
Embora o seguro prestamista possa ser contratado em todas as transações que citamos acima, ele cobre algumas situações específicas. Ou seja, a seguradora não irá cobrir as parcelas não pagas de um cliente segurado apenas pelo simples fato de ele parar de fazer o pagamento.
Veja abaixo as situações que, caso aconteçam com o titular segurado, serão cobertas pelo seguro prestamista:
Veja, a seguir, todos os detalhes de como funciona o seguro prestamista, desde a contratação até o acionamento da apólice em caso de sinistro (quando ocorre um imprevisto que impede o pagamento das suas parcelas).
Na prática, quando você for fazer uma transação financeira que será quitada em prestações, o próprio local em que você estiver fechando negócio poderá te oferecer o seguro prestamista ou você mesmo pode questionar se a opção está disponível.
Lembrando que o seguro prestamista não é obrigatório, embora seja bastante recomendável em casos de parcelamentos a longo prazo e se você estiver em uma situação instável no trabalho, por exemplo.
E, por ser opcional, o seguro prestamista também pode ser cancelado ao longo de sua vigência. Nesse caso, o segurado tem a cobertura garantida apenas pelos meses anteriores ao cancelamento.
Caso você opte por fazer o seguro prestamista, você pagará um valor percentual da sua dívida para a contratação.
Esse valor é calculado pela seguradora levando em consideração diversos critérios que indicam a probabilidade de ocorrer um imprevisto com o segurado. Alguns desses critérios são:
O valor do seguro prestamista geralmente é diluído e incluso nas próprias parcelas do pagamento da dívida, mas você também tem a opção de pagar o valor total de uma vez só, no ato da contratação.
A vantagem, neste caso, é que, se você acabar adiantando o pagamento das parcelas e terminar de quitar a dívida antes do prazo final, poderá cancelar o seguro prestamista e, em alguns casos, receber o valor do seguro de volta, relativo ao tempo de parcelamento que adiantou.
Ainda em relação ao prazo, caso você não adiante o pagamento das prestações, o seguro prestamista terá a mesma vigência do parcelamento. Ou seja, o seguro estará ativo enquanto ainda houver parcelas a serem pagas.
A vida é cheia de eventos inesperados, não é mesmo? Portanto, não dá para descartar a ocorrência de algum imprevisto que possa exigir o acionamento do seguro prestamista.
Em caso de sinistro, o titular ou algum familiar deve contatar a seguradora responsável pelo seguro e informar o ocorrido para que haja o acionamento e as parcelas da dívida sejam cobertas.
As seguradoras exigem documentos de comprovação para, de fato, seguirem com o acionamento. Esses documentos geralmente estão listados no próprio contrato do seguro, mas os mais comuns são:
Uma vez confirmados os dados e o sinistro, a indenização será liberada e as prestações da dívida serão cobertas, total ou parcialmente, a depender do que foi negociado na contratação do seguro.
O processo todo não é tão complicado, certo? Embora nunca esperemos que algo ruim aconteça conosco ou com nossos familiares, é bom nos protegermos de imprevistos, sempre que possível.
Esperamos ter descomplicado as informações mais importantes sobre o funcionamento do seguro prestamista, e lembramos que ele pode ser contratado, inclusive, quando você fizer um empréstimo consignado.
Essa modalidade de empréstimo é a mais segura e com os menores juros do Brasil. E aqui, no PB Consignado, você encontra as melhores condições para contratar o seu, com juros a partir de apenas 1,5% ao mês e parcelamento em até 96 vezes.
Quer dar uma conferida sem compromisso? Basta fazer uma simulação em nosso site agora mesmo!