Fazer um empréstimo exige muito cuidado e planejamento, e mesmo tomando todas as precauções, às vezes, pode acontecer das parcelas ficarem mais pesadas do que o planejado. Caso isso tenha acontecido com você, a portabilidade de empréstimo consignado pode ser uma boa solução. Essa é uma boa alternativa para melhorar as condições de um empréstimo já contratado.
Nada mais é do que a possibilidade de trocar seu empréstimo atual por um outro mais vantajoso. Isso te permite transferir sua dívida de uma instituição financeira para outra.
Essa possibilidade é relativamente recente. Foi uma iniciativa tomada pelo Banco Central em 2013 para aumentar a competitividade entre as instituições a fim de ampliar e melhorar as possibilidades dos brasileiros. As principais razões para procurar a portabilidade partem da insatisfação, tanto com o valor das taxas como com a qualidade do serviço.
Você pode solicitar a portabilidade a qualquer hora, desde que seu contrato com o banco atual seja encerrado e sua dívida quitada. O primeiro passo é entrar em contato com a instituição com a qual fez o empréstimo para acessar o extrato com o saldo devedor (Documento Descritivo de Crédito – DDC). Esse valor é pago pela instituição que você escolheu fazer a portabilidade.
O banco que fez o empréstimo é obrigado a fornecer o extrato com as seguintes informações:
Com esses dados em mãos, transferir o empréstimo consignado fica simples. O próximo passo é solicitar o crédito para o PB Consignado. Depois da aprovação desse crédito, pronto! O PB se encarrega de pagar o valor necessário e concede um novo empréstimo.
Sim! Fazer esse cálculo é essencial para verificar se a portabilidade realmente vale a pena. O novo empréstimo deve ser realmente vantajoso em relação ao antigo e não pode ter o valor e o prazo superiores ao do contrato original. O cálculo varia de acordo com as taxas, o saldo devedor e as instituições. Caso você queira ser PB Consignado e aproveitar taxas baixíssimas, faça já sua simulação de portabilidade.
Ao realizar a portabilidade para uma instituição que cobra taxas mais baixas você consegue reduzir o valor final do seu empréstimo. Com isso, você mantém o valor da parcela e tem a possibilidade conseguir um troco. A maior vantagem é a possibilidade de conseguir melhores condições de pagamento para caber no seu bolso.
O tempo pode variar de acordo com a instituição, mas geralmente, todo o processo (tanto o da portabilidade normal quanto o da portabilidade com troco) leva de 5 a 15 dias úteis, entre a solicitação de portabilidade, análise de crédito e assinatura do novo contrato.
Desde que o valor e o prazo da operação na nova instituição não sejam superiores ao saldo devedor e ao prazo acordado com o banco antigo, a portabilidade não pode ser negada.
Agora que você já sabe como funciona a portabilidade do empréstimo consignado, que tal virar um cliente PB Consignado? Com a gente você encontra uma das taxas mais baixas do mercado e ainda aproveita várias outras vantagens do empréstimo consignado.