A aposentadoria é um momento muito aguardado pela maior parte dos brasileiros – afinal, parar de trabalhar e ter mais tempo para se dedicar ao descanso, à família e ao lazer é o sonho de muitos.
No entanto, sabemos que, na realidade brasileira, muitas vezes a aposentadoria pode não ser suficiente para dar conta do custo de vida e dos desejos e necessidades dessa nova fase.
Para entender como fazer o dinheiro render mais, trouxemos 5 dicas que usam os princípios da educação financeira para ajudá-lo a economizar e ter mais dinheiro no bolso. Continue a leitura!
O primeiro passo é organizar as finanças de forma que você saiba exatamente quanto ganha e qual a média de gastos, para entender se o seu estilo de vida cabe nas suas receitas.
Para fazer isso, é necessário anotar todas as suas fontes de renda (aposentadoria, pensão, outros benefícios, salários, etc.) e também as despesas, dividindo-as entre fixas (aluguel, plano de saúde, mensalidades) e variáveis (supermercado, contas de consumo como água, gás e eletricidade, gastos com restaurantes ou presentes, etc.).
Com isso em mãos, você pode calcular a média dos seus gastos mensais e já identificar se tem algo que possa ser eliminado ou reduzido, como o plano de TV à cabo ou de internet no celular.
Também é interessante montar um orçamento familiar porque, dessa forma, você determina tetos de gasto para categorias diferentes – como alimentação, lazer e transporte – e consegue saber se em determinado mês está indo tudo conforme o planejado ou se é necessário pisar no freio, por exemplo.
Esta dica pode parecer pequena, mas planejar as compras com antecedência significa muita economia. Ao fazer listas de supermercado, por exemplo, você garante que, quando chegar a hora de ir às compras, vai pegar apenas aquilo que realmente é necessário, minimizando gastos com “besteiras” e até o desperdício.
Além disso, planejar as compras com antecedência permite que você pesquise preços e faça a sua compra no estabelecimento mais vantajoso para você. E isso vale para tudo: comida, roupas, calçados, medicamentos, enfim – pesquisar e comparar preços é essencial para quem quer ter mais dinheiro da aposentadoria.
O Estatuto do Idoso garante à terceira idade alguns benefícios importantes, inclusive descontos e gratuidades. Assim, vale a pena entender exatamente quais são esses benefícios e usá-los sempre que possível, para minimizar quanto dinheiro sai do seu bolso.
A meia-entrada garante que os idosos tenham acesso a shows, espetáculos, cinema e teatro pagando apenas 50% do valor do ingresso, além de ter atendimento preferencial.
Já o transporte público coletivo municipal e interestadual, por exemplo, é gratuito para quem tem acima de 65 anos, bastando apresentar um documento oficial que comprove a idade. E, para viagens interestaduais em que as passagens gratuitas já tenham sido usadas, também há desconto de 50% na compra das passagens.
Além disso, o programa Voa Brasil também disponibiliza passagens aéreas por até R$200,00 por trecho, o que pode significar muita economia nas férias de família, desde que vocês se planejem com antecedência.
Alguns municípios também oferecem isenção no IPTU para quem tem 60 anos ou mais, então vale a pena procurar a prefeitura da sua cidade para conferir se você tem direito.
Também estão disponíveis outros benefícios para aposentados, como descontos ou serviços gratuitos que estão inclusos em cartões, como é o caso do cartão de benefício consignado. Com ele, você pode ter desconto em farmácias e consultas médicas, além de contar com seguro de vida gratuito!
Você com certeza já ouviu o famoso ditado “é melhor prevenir que remediar”, e isso vale também para as finanças quando o assunto é saúde. Manter uma rotina de cuidados preventivos na terceira idade faz diferença para o seu bem-estar, mas também para o seu bolso.
Assim, faça as consultas de rotina, priorize um bom sono e alimentação de qualidade, busque se exercitar – todas essas medidas previnem doenças e, mesmo que surjam, ao serem diagnosticadas cedo, as chances de tratamento são maiores e, frequentemente, menos custosas.
Uma maneira infalível de ter mais dinheiro da aposentadoria é quitar as dívidas o mais rápido possível. Dessa forma, você garante que a sua fonte de renda será usada exclusivamente para custear sua vida, seus sonhos e necessidades, sem “jogar dinheiro fora” com taxas de juros abusivas e o efeito bola de neve das dívidas.
Sabemos que essa não é uma tarefa fácil, mas há maneiras de acelerar esse processo e torná-lo mais barato para você. Usar o empréstimo consignado a seu favor é uma excelente estratégia para quitar dívidas mais caras. O consignado é a modalidade de crédito com os menores juros do Brasil e é direito de todo aposentado pelo INSS contratá-lo.
Ao contratar um empréstimo consignado, você pode usar o valor recebido para quitar uma dívida mais cara – de cartão de crédito, por exemplo – e, assim, minimiza o efeito de juros sobre juros que só faz você se afundar cada vez mais nas dívidas.
Trocando uma dívida cara por uma mais barata, como é o caso do consignado, você consegue organizar melhor suas finanças e sair do vermelho mais rápido, assim fazendo sua aposentadoria render mais.
Esperamos que, com as nossas 5 dicas sobre como fazer o dinheiro da aposentadoria render mais, você consiga realizar seus sonhos com tranquilidade para ficar sempre no azul.
Aqui, no PB Consignado, nos importamos com sua saúde financeira e, por isso, caso tenha dívidas, ressaltamos o uso estratégico do empréstimo consignado. Com a gente, você encontra condições excelentes de contratação, com taxas baixíssimas e bastante segurança.
Ficou interessado? Acesse agora mesmo nosso site e faça uma simulação gratuita!