Como fazer seu consignado render mais?

Como fazer seu consignado render mais?

Quer fazer seu consignado render mais? Confira 3 dicas imperdíveis para estar sempre com dinheiro no bolso.
4.11.2024
6 minutos
Como fazer seu consignado render mais?

O empréstimo consignado é uma das modalidades de crédito mais vantajosas de todo o Brasil, com taxas de juros baixíssimas que permitem que o tomador do crédito consiga realizar mais, pagando menos.

No entanto, é essencial ser estratégico para fazer seu consignado render mais. Por isso, trouxemos 3 dicas que podem te ajudar a tirar o melhor proveito do seu empréstimo. Vamos lá?

1.      Tenha um objetivo claro para o empréstimo

Seja para pagar as contas para sair do vermelho, fazer uma reforma ou bancar despesas de saúde, o seu objetivo ao contratar um empréstimo consignado deve ser claro – afinal, se você não sabe qual o seu destino, qualquer caminho serve, concorda?

Um dos pilares da educação financeira é o planejamento: antes de mais nada, sente-se com papel e caneta à mão, pense como o empréstimo pode te ajudar a resolver uma questão específica e, em seguida, trace um plano para a sua situação.

Caso você tenha uma dívida que pretende quitar, por exemplo, isso significa entender qual o valor total devido, quanto dela você pode pagar com o empréstimo e, caso sobre algo, como você utilizará esse dinheiro.

2.      Reorganize suas finanças

De nada adianta pegar um empréstimo se suas finanças estão bagunçadas. Isso porque é comum que tomar crédito se torne uma bola de neve.

Por exemplo: você faz uma dívida de cartão de crédito, pega um empréstimo para pagar o rotativo e, por não mudar os hábitos e continuar sem dinheiro no bolso, acaba fazendo uma nova dívida, dessa vez com as parcelas do empréstimo.

Em consequência, você precisa usar o cartão de crédito novamente e, mais uma vez, se vê sem conseguir pagar a fatura, agora ficando tanto com a dívida do empréstimo como com a do cartão.

Assim, tirar um momento para reorganizar as finanças é essencial. Ao olhar de perto para ganhos e despesas, você entende quais hábitos precisa mudar e o que pode ser eliminado dos seus gastos rotineiros. Isso pode fazer com que o empréstimo tomado seja suficiente para arrematar seu planejamento financeiro.

3.      Se já tiver um consignado, faça o refinanciamento ou peça portabilidade

O refinanciamento e a portabilidade são estratégias para fazer seu consignado render mais. Confira mais sobre cada uma delas a seguir!

Refinanciamento

Se você já tem um empréstimo consignado e decide tomar mais dinheiro emprestado ou renegociar prazos de pagamento com a mesma instituição financeira, está fazendo um refinanciamento.

Exemplo 1: Vanessa tem um consignado já parcialmente quitado e percebe que precisa de mais dinheiro. Assim, ela pode refinanciar esse contrato, tomando mais dinheiro emprestado (de acordo, é claro, com sua margem consignável disponível), e adicionando o novo valor ao saldo devedor que já tinha.

Exemplo 2: Carlos, aposentado, pegou um empréstimo com prazo de 84 meses, dos quais já pagou 40. No entanto, ele sente que as parcelas estão um pouco altas e decide refinanciar seu contrato, renegociando o prazo de pagamento para voltar ao prazo inicial de 84 meses, “diluindo” o valor do saldo devedor e, assim, diminuindo o valor das parcelas.

As principais vantagens do refinanciamento são:

  • taxas de juros menores;
  • aumento do prazo para pagamento;
  • diminuição do valor das parcelas;
  • liberação de margem consignável;
  • possibilidade de refinanciamento com troco.

Portabilidade

Já a portabilidade é para aqueles que têm um contrato de consignado e decidem migrá-lo para outra instituição financeira, em busca de condições melhores – é um processo similar à portabilidade de número de celular, caso você já tenha passado por isso.

Essa é uma excelente maneira de reduzir os juros do seu consignado: como as instituições financeiras estão constantemente competindo pela atenção do consumidor, costumam praticar condições atrativas para fazer mais contratos – e isso é ótimo para o consumidor, que acaba tendo a oportunidade de conseguir taxas supervantajosas.

E, ao fazer a portabilidade, você também pode negociar prazos de pagamento, tomar mais crédito (caso tenha margem disponível) ou até receber um troco. Além disso, o passo a passo para fazer a portabilidade é supersimples.

 

E aí, gostou das nossas dicas para fazer seu consignado render mais? Aqui, no PB Consignado, temos condições excelentes, com taxas de juros baixíssimas. Caso você já tenha um consignado, considere fazer a portabilidade e trazer seu contrato para cá.

Ficou interessado? Acesse nosso site e faça agora mesmo sua simulação de portabilidade!

Empréstimo consignado com a segurança de quem é especialista no assunto. Empreste agora.Empréstimo consignado com a segurança de quem é especialista no assunto. Empreste agora.

Notícias sempre fresquinhas

Cadastre seu e-mail e receba notícias, dicas e informações sobre como cuidar melhor do seu dinheiro
Empréstimo consignado com a segurança de quem é especialista no assunto. Empreste agora.