Como enviar o atestado médico ao INSS

Como enviar o atestado médico ao INSS

Entenda como enviar o atestado médico ao INSS para fazer sua solicitação de auxílio-doença sem dores de cabeça!
14.3.2024
5 minutos
Como enviar o atestado médico ao INSS

Na hora de solicitar o auxílio-doença, o trabalhador pode fazer sua solicitação remotamente, enviando um atestado ao INSS, sem a necessidade de passar por perícia.

No entanto, o processo ainda causa algumas dúvidas. Por isso, trouxemos neste post o passo a passo para você aprender como enviar o atestado médico ao INSS e garantir a concessão do seu benefício sem problemas. Vamos lá?

Quem tem direito ao auxílio-doença?

Esse benefício foi pensado para respaldar o trabalhador que seja acometido por alguma doença e precise se afastar de suas atividades. Para fazer sua solicitação, é necessário que:

  • o trabalhador tenha qualidade de segurado do INSS – isto é, esteja com a contribuição em dia ou no período de graça (prazo em que são mantidos os direitos previdenciários quando não há contribuição, podendo variar de 3 meses a 3 anos);
  • esteja contribuindo ao INSS a pelo menos 12 meses, período chamado de carência;
  • comprove a incapacidade por meio de laudos médicos ou perícia do INSS.

O trabalhador pode ser dispensado da carência de 12 meses desde que sua doença esteja incluída na lista divulgada pelo governo. Recentemente, as doenças mentais também foram adicionadas ao rol.

Além disso, caso o período de afastamento recomendado pelo profissional de saúde seja inferior a 180 dias, a solicitação pode ser feita sem a necessidade de agendar perícia médica, bastando que o trabalhador envie os documentos pela plataforma Meu INSS.

Como enviar o atestado médico ao INSS?

Agora que você já conferiu que tem direito ao auxílio-doença, veja o passo a passo para enviar seu atestado médico para o Instituto:

  1. acesse o portal Meu INSS, também disponível em versão aplicativo para dispositivos com Android ou iOS, e faça o login com seus dados já cadastrados – caso seja seu primeiro acesso, confira aqui como se cadastrar;
  2. clique em “Agendar Perícia”, selecione “Perícia Inicial” e, então, clique em “Selecionar”;
  3. preencha os campos necessários e clique em “Avançar”;
  4. para anexar seu atestado, vá até “Anexos” e clique no sinal +;
  5. na próxima tela, clique em “Anexar” e selecione o documento que você precisa enviar;
  6. clique em “Abrir” e, em seguida, em “Enviar”;
  7. selecione a agência do INSS desejada (pode ser a mais próxima da sua residência) e clique em “Avançar” – esta será a agência em que o benefício será administrado, assim, caso precise no futuro, seu contato será com esta agência específica;
  8. marque a opção “Declaro que li e concordo com as informações acima” e, então, clique em “Avançar”;
  9. prontinho: seu atestado médico foi enviado!

Caso deseje, você pode clicar em “Gerar Comprovante” para salvá-lo em seu computador ou celular – mas lembramos que é possível consultar todas as suas solicitações ao INSS acessando o Meu INSS, selecionando “Consultar Pedidos” e encontrando na lista qual você deseja consultar em detalhes.

 

Esperamos que com o nosso tutorial de como enviar o atestado médico ao INSS você consiga seguir com a sua solicitação sem problemas!

Você sabia que o período de incapacidade pode ser prorrogado automaticamente, sem perícia? Essa mudança foi determinada em outubro de 2023 e já está valendo. Confira todos os detalhes aqui.

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