Como economizar com remédios? Confira 5 dicas infalíveis!

Como economizar com remédios? Confira 5 dicas infalíveis!

Gaste menos com medicamentos e cuide da saúde e das finanças com essas 5 dicas infalíveis para economizar com remédios!
7.8.2024
7 minutos
Como economizar com remédios? Confira 5 dicas infalíveis!

Os medicamentos estão com preços em alta e muitas pessoas que dependem deles para cuidar da saúde, especialmente em tratamentos contínuos, acabam tendo dificuldades para fazer os remédios caberem no orçamento.

Além disso, os medicamentos mais modernos podem ter altos custos naturalmente, complicando o acesso de quem tem menos recursos aos melhores tratamentos.

Pensando nisso, fizemos uma lista com 5 dicas para você economizar com remédios e garantir saúde em dia e finanças no azul!

1. Pesquise rapidamente os melhores preços online

A primeira dica é usar a tecnologia a seu favor. Isso porque, hoje em dia, é muito fácil fazer uma rápida pesquisa na internet e descobrir em qual farmácia o remédio que você precisa está mais barato.

Com frequência os estabelecimentos fazem promoções excelentes, inclusive com a facilidade de comprar com descontos no site da farmácia para receber o remédio em casa.

Você pode fazer uma busca direta na área de pesquisa do seu navegador de internet ou aproveitar sites especializados de comparação de preços de medicamentos, como Cliquefarma, Consulta Remédios e Remédio Barato.

2. Aproveite os descontos e remédios gratuitos na Farmácia Popular

O Programa Farmácia Popular do Brasil (PFPB) é uma iniciativa do governo federal que visa a oferecer medicamentos gratuitos ou com descontos por meio de farmácias da rede privada.

Assim, a farmácia popular é um estabelecimento privado que recebe subsídio através de convênio firmado com o governo para que qualquer cidadão possa ter acesso facilitado a remédios para seus tratamentos.

O programa oferece medicamentos para doenças crônicas como diabetes, asma e hipertensão, além de outras doenças que exigem atenção especial, como Parkinson e glaucoma.

Para retirar nas farmácias conveniadas os remédios gratuitos ou com descontos, basta ir ao estabelecimento e apresentar a receita médica, o CPF e um documento de identidade.

Você pode conferir a lista de medicamentos oferecidos pelo programa neste link.

3. Cadastre-se no SUS e retire medicamentes gratuitamente

No Sistema Único de Saúde (SUS) também é possível conseguir remédios gratuitamente, retirando-os em uma unidade do SUS. Os medicamentos disponibilizados são listados na Relação Nacional de Medicamentos Essenciais (Rename).

É preciso ter a carteirinha do SUS para ter acesso a esse benefício. Caso você não tenha a sua, basta ir à Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima levando seu CPF, RG, certidão de nascimento ou casamento e o número do PIS.

Com o número da carteirinha em mãos, basta levar a receita médica a uma unidade do SUS e um documento de identificação com foto. Se o medicamento estiver disponível na unidade, você já sai com ele na hora.

Além de remédios, é possível conseguir órteses, próteses e até mesmo aparelho auditivo gratuito pelo SUS, o que garante uma qualidade de vida melhor e mais digna aos cidadãos brasileiros.

4. Aposte nos medicamentos genéricos

Os medicamentos genéricos revolucionaram o acesso aos tratamentos de saúde no Brasil, mas ainda são vistos com desconfiança por parte dos médicos e cidadãos ou não são procurados por falta de informação.

Esses remédios são produzidos com a mesma formulação dos patenteados, ou seja, têm os mesmos benefícios daqueles cujos nomes foram dados pelos laboratórios que os criaram, mas são vendidos pelo nome dos princípios ativos e são bem mais baratos.

Para entender melhor, um bom exemplo é a dipirona sódica, que você pode comprar como genérico com o nome desse ativo ou com o nome patenteado, a clássica Novalgina.

Muitos médicos e pacientes ainda não têm o costume de receitar ou solicitar remédios que tenham a opção genérica, mas você pode adquirir esse hábito, sempre perguntando ao seu médico se o remédio que ele vai receitar tem um genérico ou se é possível receitar um que tenha.

Os preços são bem mais baixos, chegando a custar muito menos do que a metade do valor da versão comercial do medicamento, então a economia é garantida.

5. Peça os descontos de laboratórios e planos de saúde

Se você tem plano de saúde, é bem possível que tenha direito a descontos nos medicamentos em diversas farmácias conveniadas ao seu plano. Por isso, procure saber quais são essas farmácias e dê preferência a elas na hora de comprar. Os descontos podem chegar a 85%, a depender do medicamento.

E, independentemente de ter plano de saúde, alguns laboratórios oferecem ótimos programas de desconto em medicamentos de uso contínuo. Para saber se o que você precisa tem desconto, basta pesquisar na internet se a marca tem programa de desconto e quais medicamentos estão incusos.

Viu como é simples economizar com medicamentos e cuidar da saúde gastando bem menos? Esperamos que, com essas dicas, você consiga cuidar das suas finanças e se manter saudável!

Aqui, no blog PB Consignado, você encontra muitas dicas financeiras e de bem-estar para ter a melhor qualidade de vida sempre. Continue nos acompanhando e até a próxima!

Empréstimo consignado com a segurança de quem é especialista no assunto. Empreste agora.Empréstimo consignado com a segurança de quem é especialista no assunto. Empreste agora.

Notícias sempre fresquinhas

Cadastre seu e-mail e receba notícias, dicas e informações sobre como cuidar melhor do seu dinheiro
Empréstimo consignado com a segurança de quem é especialista no assunto. Empreste agora.