Estar com o nome sujo pode trazer muitas dores de cabeça, pois você acaba sofrendo várias restrições na hora de adquirir serviços, comprar produtos e até fechar negócios.
Continue nesta leitura para entender melhor o que é estar com o nome sujo e como descobrir se você está nessa situação.
“Nome sujo” é a maneira popular de dizer que uma pessoa está com uma restrição de crédito em seu nome, o que também chamamos de “nome negativado”.
Essa restrição fica atrelada ao seu CPF em casos de inadimplência, ou seja, quando você deixa de pagar suas contas e cumprir com suas obrigações financeiras, limitando o seu poder de negociação e compra.
Se pararmos para analisar, faz muito sentido que uma empresa queira se proteger de maus pagadores, evitando prestar serviços ou vender produtos a pessoas que não pagam suas contas, certo?
E é para isso que existe o sistema de negativação, regido por instituições de crédito que registram o histórico de pagamento dos consumidores, como o SPC e o Serasa. Eles ajudam a garantir a segurança financeira das empresas e acabam guiando o consumidor a buscar uma vida financeira mais saudável.
Segundo os dados mais recentes do Serasa Experian, em abril de 2022 havia mais de 66 milhões de brasileiros inadimplentes, ou seja, com pelo menos um compromisso vencido e não pago e que, por isso, tiveram o seu CPF incluído na base de dados da instituição.
As grandes vilãs dessa inadimplência evidenciada nesses dados são as dívidas relacionadas a serviços bancários e cartões de crédito e, em seguida, as relacionadas a atrasos no pagamento de serviços essenciais, como contas de água, gás e energia elétrica.
Essas informações são um reflexo da difícil situação econômica do país atualmente. E a quantidade de pessoas com nome sujo agrava essa situação ainda mais, uma vez que elas têm seu poder de consumo restrito – encontrando dificuldades para fazer e parcelar compras mais caras, pedir empréstimos, cartões de crédito e até financiamentos e aluguéis.
Em contrapartida, quem tem o nome limpo, ou seja, sem nenhuma restrição, pode ter muitas vantagens na hora de usufruir desses serviços, conseguindo ofertas melhores, juros mais baixos e mais liberdade financeira.
Uma boa notícia é que hoje em dia é muito simples descobrir se o seu nome está negativado. Basta consultar o estado do seu CPF junto às instituições de proteção de crédito que já citamos.
As consultas são totalmente gratuitas e feitas online. Confira abaixo o passo a passo.
Você também pode fazer essa consulta no aplicativo SPC Consumidor, disponível gratuitamente nas lojas Google Play e App Store .
O Serasa também conta com aplicativo para fazer essa e outras consultas relacionadas ao seu histórico financeiro – disponível na Google Play e App Store.
Viu como é simples descobrir se o seu nome está sujo? É importante acompanhar o seu CPF e histórico de crédito para garantir uma vida financeira mais saudável, afinal, ficar negativado pode trazer muitos problemas.
Esperamos ter tirado todas as suas dúvidas a respeito do assunto, e conte sempre com o PB Consignado, temos muitas outras dicas financeiras superimportantes aqui no nosso blog. Não deixe de conferir!