O Meu INSS pode ser o melhor amigo dos pensionistas do INSS. Por esse portal, é possível acessar diversos serviços sem precisar comparecer a uma agência. Para começar a usar, basta se cadastrar. Confira o passo a passo detalhado:
Passo 1: Para acessar o Meu INSS, vá ao site do Portal de contas únicas de acesso do Governo.
Passo 2: Clique no botão “Crie sua conta Gov.Br”. Quando clicar, você terá as seguintes opções:
a) Validação Facial no App Meu gov.br: Quem já tem instalado o aplicativo MeuGov.Br, pode criar o login no meu INSS pela validação facial (selfie). Depois de selecionar essa opção, informe o CPF, concordar com os termos e depois em “Gerar QR Code”.
b) Bancos credenciados: Você também pode criar sua conta por meio do Autoatendimento de Bancos Credenciados. Ao escolher essa opção, aceite os termos de uso e selecione seu banco. Depois é só confirmar alguns dados cadastrais, habilitar um cadastro e criar sua senha.
c) Internet Banking: Caso você seja cliente do Banco do Banco do Brasil, Banese, Banrisul, Bradesco, Itaú, Caixa Econômica Federal, Santander ou Sicoob, você pode criar o login no Meu INSS pelo internet banking. Para isso, realize login no site do Internet Banking do seu banco e gere um código de acesso. Depois, é só acessar sua conta gov.br e utilizar o código gerado como sua senha.
d) Número do CPF: Se escolher essa opção, informe o número do seu CPF e seu nome completo. Valide os seus dados, habilite o seu cadastro e depois, cadastre a sua senha.
e) Certificado digital: Essa opção só está disponível para quem possui uma chave criptografada. Esse certificado funciona como um documento de identidade virtual que serve para validar dados de forma segura pela internet. Se essa for a opção escolhida, deve aceitar os termos e clicar em “Ler certificado digital”. É preciso conectar a leitora e o cartão digital.
f) Certificado digital em nuvem: Para escolher essa opção é preciso ter um documento para validação de dados digitais do tipo: Serpro (NeoID), SafeID, BirdID, RemoteID ou Nuvem Vidaas. Depois de selecionar um desses documentos, concorde com o termos e clique no botão na parte inferior da tela para dar ok, validar seu seus dados, habilitar seu cadastro e cadastrar sua senha.
Passo 3: Depois de selecionar uma das opções e criar a sua senha, você já pode fazer login no Meu INSS. Acesse o site ou baixe o aplicativo (disponível para iOS e Android). Clique em entrar, escolha a forma que você irá fazer login e clique em “Avançar”. Pronto!
Por lá, você consegue acessar informações previdenciárias, solicitar benefícios e serviços, simular aposentadoria, enviar documentos e acompanhar a movimentação dos pedidos, consultar vínculos trabalhistas e extratos de recolhimento e muito mais! São 90 serviços que podem ser feitos online. Para saber como aproveitar o portal, leia nosso artigo sobre como usar o Meu INSS.
Agora que você já sabe tudo sobre o Meu INSS, que tal virar um cliente PB Consignado? Com a gente você encontra uma das taxas mais baixas do mercado e ainda aproveita várias outras vantagens do empréstimo consignado.