O saque do FGTS é algo sempre muito desejado pelos trabalhadores brasileiros – afinal, um dinheiro que já é seu está lá parado, ainda que rendendo, mas só esperando para que você possa usá-lo da maneira que achar melhor.
No entanto, sabemos que, para garantir a sua segurança, para não ficar sem respaldo caso seja demitido sem justa causa, o saque do FGTS é permitido apenas mediante algumas regras.
A boa notícia é que, depois de ter sua aposentadoria concedida, você tem acesso a todo o dinheiro retido no FGTS, podendo sacá-lo integralmente. Quer conferir como fazer isso? Continue lendo!
De maneira geral, é direito de todo trabalhador que se aposentou pelo INSS ter acesso ao seu FGTS, tanto das contas ativas como inativas. Entretanto, vale ressaltar algumas especificidades.
Os aposentados podem continuar trabalhando de carteira assinada, na maioria dos casos. Caso você tenha solicitado a sua aposentadoria e, após tê-la concedida, continue trabalhando na mesma empresa, o saque do FGTS acontecerá da seguinte forma:
Outra possibilidade para quem se aposentou e quer continuar trabalhando é ir para outra empresa, diferente daquela em que atuava quando teve sua aposentadoria concedida.
Nesse caso, o saque do FGTS funciona da seguinte forma:
Por fim, o caso mais simples de todos: quem se aposentou e não trabalha mais. Nesse caso, o saque integral do FGTS é liberado, tanto das contas ativas como das contas inativas.
Após a aposentadoria, para conseguir realizar o saque do FGTS, é necessário apresentar uma certidão que comprova a aposentadoria recém-concedida e concede a permissão para a liberação dos valores do FGTS, além de PIS e PASEP.
Para emitir a sua certidão é muito fácil: basta ligar no telefone 135, a central do INSS, e fazer a solicitação. Não é necessário ir presencialmente à uma agência. O horário de funcionamento da central é de segunda a sábado, das 7h às 22h, e as ligações são gratuitas.
Na central telefônica, será necessário informar apenas o número do CPF do titular do benefício e aguardar que a certidão seja enviada ao endereço cadastrado, o que pode levar até 20 dias corridos.
Está nos planos do Instituto fazer com que esse processo também seja digital, via portal ou app Meu INSS, para que a certidão seja emitida e baixada na hora, sem a necessidade de aguardar seu envio até a residência. No entanto, enquanto isso não acontece, basta ligar no 135 e fazer a sua solicitação.
Tirar a certidão para o saque do FGTS após a aposentadoria é um processo bastante simples. Por isso, não deixe para depois!
E, caso esteja precisando de uma forcinha nas finanças, não se esqueça de que aposentados podem contratar empréstimos consignados, a modalidade de crédito mais segura e com as menores taxas de juros do Brasil.
Isso vale também para os recém-aposentados. Basta solicitar o desbloqueio do seu benefício e aproveitar as vantagens.
Aqui, no PB Consignado, oferecemos opções com taxas de juros baixíssimas, a partir de 1,5% ao mês, e possibilidade de pagamento em até 84 prestações. Acesse agora o nosso site e faça já uma simulação.