Os centros de convivência são espaços públicos gratuitos que oferecem atividades diversas para crianças, adolescentes, adultos e idosos, a fim de integrar e fortalecer vínculos humanos, promover o bem-estar e evitar riscos e vulnerabilidades sociais.
Nesse âmbito, os centros de convivência do idoso são destinados especialmente às pessoas com 60 anos ou mais, promovendo atividades especialmente pensadas para este público.
Continue conosco nesta leitura e saiba mais sobre os centros de convivência do idoso e como participar!
Os centros de convivência do idoso são espaços oferecidos e geridos pelo poder público, alinhados à Política Nacional de Assistência Social (PNAS), unindo os governos federal, estadual e municipal em coparticipação.
Nesse sentido, trata-se de um programa de assistência social bastante diluído e com estruturas diversificadas nos municípios, geralmente vinculadas ao Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) local.
Para ter uma ideia da diversificação desses espaços, em algumas cidades você os encontra denominados como Centro-Dia, mas a administração pública de cada estado e cidade pode oferecer diferentes denominações e espaços, com diferentes públicos integrados e atividades associadas.
No caso dos centros de convivência do idoso, o objetivo é ampliar a convivência entre os usuários, promovendo o desenvolvimento do sentimento de pertença e de identidade por meio de atividades em grupo, colaborando para a saúde e o bem-estar na terceira idade e mitigando riscos de vulnerabilidade social.
A maioria dos centros de convivência também são vinculados ao Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) que visa a estimular a integração e a troca de experiências entre os participantes, valorizando o sentido de vida coletiva, de forma a promover o respeito às diferenças, a colaboração, o autoconhecimento, a autoconfiança e a cidadania.
As atividades dos centros de convivência do idoso são destinadas a quaisquer pessoas com 60 anos ou mais, especialmente as que se encontram em situação de vulnerabilidade social, como:
Cada centro pode oferecer diferentes tipos de atividades, desde que visem a convivência e integração em grupo em um espaço estruturado e saudável. Algumas opções bastante comuns são:
Como dissemos, esse serviço é bastante diversificado em todo o país, portanto, para participar das atividades nos centros de convivência, você deve procurar o CRAS que atende o seu município e consultar qual é a estrutura que oferece esses serviços na sua cidade.
Caso não saiba como encontrar o CRAS de sua cidade, a prefeitura poderá dar as informações sobre como buscar o atendimento da assistência social de seu município.
Gostou de conhecer os centros de convivência do idoso e saber os benefícios que esses espaços podem trazer para que você tenha uma vida com qualidade na melhor idade?
Aqui, no blog do PB Consignado, estamos sempre trazendo dicas de bem-estar para você aproveitar ao máximo essa fase da vida. Então aproveite e leia também o nosso artigo que ensina alguns exercícios de alongamento para idosos e comece a se movimentar agora mesmo!