Neste post, vamos falar em detalhes sobre o que é Centro-Dia, como ele funciona e quem pode ter acesso.
Continue a leitura e entenda todos os detalhes!
O Centro-Dia é uma unidade pública e gratuita que tem como objetivo prestar atendimento especializado a idosos e pessoas com deficiência que apresentem algum grau de dependência de cuidados.
A ideia é que, com o Centro-Dia, o isolamento e o abandono social dessas pessoas sejam minimizados, facilitando a inclusão e participação social.
O Centro-Dia dispõe de uma equipe que, em conjunto com os familiares do idoso ou da pessoa com deficiência, presta atendimento a esse público, disponibilizando os cuidados necessários e compartilhando as tarefas para não sobrecarregar os familiares.
As unidades do Centro-Dia podem ser utilizadas por idosos e pessoas com deficiência que:
No Centro-Dia, essas pessoas poderão contar com:
As unidades do Centro-Dia funcionam de segunda à sexta-feira, por 10 horas diárias – inclusive no horário do almoço. O idoso ou a pessoa com deficiência pode frequentar o Centro-Dia em um período, matutino ou vespertino, ou mesmo em período integral, a depender do planejamento familiar individual.
A pessoa interessada em utilizar o serviço do Centro-Dia pode buscar a unidade mais próxima nesta página, bastando selecionar o seu estado e município. Outra opção é ligar no número 121 (ligação gratuita tanto de telefones fixos como celulares) e se informar.
Além disso, o idoso ou a pessoa com deficiência também podem ser encaminhados ao Centro-Dia pelo CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social) que os atende.
O Centro-Dia também pode fazer uma busca ativa por idosos ou pessoas com deficiência da região a fim de identificar potenciais usuários da unidade.
E aí, gostou de saber o que é Centro-Dia e entender melhor como ele funciona? Esse serviço faz parte do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome e tem como objetivo inclusão, igualdade, acessibilidade e respeito.
O Auxílio Gás também é responsabilidade desse ministério. Confira aqui o post que preparamos para te dizer quem tem direito e como ele funciona. Te esperamos lá!